Iniciativa promovida pela APAH

Hospital da Senhora da Oliveira vence a 10ª edição do Prémio Healthcare Excellence

O Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, EPE, foi o grande vencedor da 10ª edição do Prémio Healthcare Excellence com o projeto OnConsigo, que pretende trazer inovação à domiciliação do cuidado oncológico. Esta iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela AbbVie, distingue projetos de melhoria da qualidade dos serviços de cuidados de saúde prestados aos utentes. O projeto vê o seu esforço reconhecido com a atribuição de um prémio de cinco mil euros.

O projeto centrado no paciente e projetado para o mesmo, visa combater o risco de infeção inerente a múltiplas visitas necessárias ao hospital, associadas com o tratamento de doentes oncológicos, substituindo as mesmas por cuidados personalizados específicos ao domicílio. O OnConsigo beneficiou três aspetos de forma significativa: a eficiência de custos e redução do tempo de deslocação para os utentes, bem como tornar o tratamento mais cómodo para os doentes no conforto das suas próprias casas.

"Sermos reconhecidos pela APAH e pela AbbVvie é orgulho tremendo, mas acima de tudo é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela a equipa do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães. O facto de termos trabalhado diariamente, lado a lado com os doentes, permitiu perceber o que poderia ser melhorado e desenhar uma solução focada nos interesses de quem vai realmente usar os serviços foi uma grande mais valia do projeto. Este prémio é um incentivo para continuarmos a nossa missão". O OnConsigo consegue um grande avanço de comodidade para os doentes.” Avançou Dra. Camila Coutinho, Diretora do Serviço de Oncologia, sobre o projeto.

“Esta edição do Prémio Healthcare Excellence é para nós muito especial, por assinalar o 10º aniversário da iniciativa. Dez anos depois, o prémio continua a enaltecer a extraordinária dedicação de administradores hospitalares e profissionais de saúde pela implementação de projetos como aqueles que foram hoje apresentados e que contribuem de forma inestimável para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal”, declara Xavier Barreto, presidente da APAH.

“Os projetos apresentados são exemplos brilhantes de como a inovação e a colaboração podem contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde. São exemplos de excelência e de boa gestão dos recursos disponíveis que contribuem de forma inequívoca para a sustentabilidade do SNS”, afirma Lucie Perrin, diretora-geral da AbbVie em Portugal. “Nestes 10 anos de Healthcare Excellence, iniciativa que muito nos orgulha, queremos também apelar a uma verdadeira reflexão sobre o futuro da Saúde e a necessidade de maiores investimentos na área”, acrescenta.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas para os projetos Luzia e InStep, da Unidade de Saúde Local do Alto do Minho e do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Unidade de Neonatologia do Hospital São Francisco Xavier) respetivamente. Com o primeiro projeto a apresentar um projeto pioneiro onde implementaram o primeiro centro de Oftalmologia dentro de um Centro de Saúde no país que cobre todo o Alto do Minho, e o segundo a demonstrar como a utilização de data pode ajudar a estabelecer um modelo de previsão para ajudar a combater a sepsis em pacientes prematuros.

Entre os sete finalistas estavam ainda projetos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, EPE, Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Hospital da Senhora da Oliveira EPE