CUF abre Hospital de Dia Oncológico no Oeste

Hospital CUF Torres Vedras aumenta acessibilidade a cuidados diferenciados

A complexidade e a diferenciação dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital CUF Torres Vedras acabam de ser reforçadas, através da abertura de um Hospital de Dia Oncológico, tornando-se o único hospital privado do Oeste a oferecer este serviço. O Hospital CUF Torres Vedras reforça assim, por um lado, o seu projeto clínico, com o propósito de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos doentes oncológicos, e por outro, a acessibilidade a cuidados diferenciados na região.

No Hospital de Dia do Hospital CUF Torres Vedras, os doentes oncológicos da região Oeste podem realizar tratamentos diários de curta duração, sem deslocações longas e em conforto, sempre acompanhados por uma equipa especializada. Dela fazem parte especialistas em Oncologia Médica, Hematologia e Enfermeiros especializados, aos quais se junta uma gestora oncológica, para apoiar os doentes nas questões processuais e administrativas. 

Trabalhando em estreita colaboração com as restantes especialidades do Hospital CUF Torres Vedras, o intuito deste novo serviço é garantir cuidados de saúde multidisciplinares, diferenciados e personalizados a cada doente oncológico, de acordo com a sua situação clínica.

Isabel Fernandes, oncologista no Hospital CUF Torres Vedras, destaca que “um dos principais benefícios da criação deste serviço é que os doentes deixam de ter de fazer grandes deslocações, para serem submetidos a tratamentos de curta duração. Passam a poder fazê-los perto de casa, o que, sobretudo para os doentes oncológicos mais debilitados, reduz o cansaço associado a viagens e faz muita diferença”.

O Hospital de Dia do Hospital CUF Torres Vedras está pensado para dar resposta a doentes oncológicos e hemato-oncológicos, com indicação para ciclos de tratamento de curta duração. O espaço está equipado com 4 cadeirões e um quarto individual, onde é possível administrar tratamentos, entre os quais quimioterapia, terapias alvo e imunoterapia. É, também, possível realizar exames de diagnóstico especializados, como o mielograma - para avaliação da medula óssea, biópsia óssea, punção lombar, paracentese e toracocentese - para drenagem de fluidos a nível abdominal e pulmonar, respetivamente.

 

 

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF