Robot permite cirurgias com maior precisão, flexibilidade e controlo

Hospital CUF Porto realiza primeiras cirurgias com robot de última geração

O Hospital CUF Porto adquiriu o robot ‘Da Vinci Xi’, um modelo de última geração de sistemas cirúrgicos robóticos, tendo já realizado as primeiras cirurgias com este equipamento, que possibilita uma maior precisão, flexibilidade e controlo de movimentos cirúrgicos. Por ser menos invasiva e mais precisa, o doente tem menos dor no pós-operatório, uma recuperação mais rápida e cicatrizes mais pequenas.

Esta aposta permite ao Hospital CUF Porto prestar uma resposta ainda mais diferenciada às necessidades dos doentes, tornando-se na primeira unidade de saúde privada a norte do país a dispor desta tecnologia robótica de última geração.

Com equipas experientes e certificadas em cirurgias assistidas por robot, o Hospital CUF Porto, numa primeira fase, inicia a cirurgia robótica nas especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia geral, alargando no futuro a resposta nas áreas de Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Torácica.

A robótica tem vindo a revolucionar a forma como as cirurgias são realizadas. O robot ‘Da Vinci Xi’ funciona como uma extensão dos olhos e das mãos do médico, permitindo executar procedimentos cirúrgicos com maior precisão, flexibilidade e controlo, e realizar procedimentos complexos de forma mais facilitada. “Está comprovado cientificamente que a cirurgia robótica acrescenta vantagens, quer para o doente quer para o cirurgião, e permite ultrapassar algumas limitações da cirurgia laparoscópica na realização de intervenções mais complexas”, afirma Rui Prisco, Coordenador de Urologia no Hospital CUF Porto. 

A imagem tridimensional de alta definição é ampliada, o que possibilita ao médico, durante a cirurgia, ver o que antes era difícil ou até impossível. Para além de proporcionar uma melhor ergonomia ao cirurgião, que opera sentado numa consola, a cirurgia robótica “aumenta a precisão dos movimentos do cirurgião e a estabilidade dos instrumentos no campo operatório, filtrando o tremor natural do cirurgião", evidencia Rui Prisco. 

Por serem cirurgias menos invasivas e mais precisas, “implicam um menor número de incisões, o que faz com que o doente fique com cicatrizes mais pequenas, tenha menos dor no pós-operatório, uma recuperação mais rápida com melhor cicatrização de tecidos e, por isso, menos tempo de internamento”, destaca o cirurgião.

Este sistema robótico tem vários campos de aplicação, dos quais se destacam, a cirurgia urológica, sobretudo no tratamento do cancro da próstata e rim, a cirurgia bariátrica, a cirurgia colorretal, a cirurgia ginecológica para tratamento da endometriose, entre outros. 

Ao nível da cirurgia urológica, Rui Prisco evidencia o papel da robótica no tratamento do cancro da próstata, a primeira cirurgia realizada no Hospital CUF Porto com recurso ao robot:  “a remoção total da próstata é uma cirurgia exigente e de grande dificuldade técnica, existindo uma grande mais-valia na cirurgia robótica  por ter um menor risco de complicações cirúrgicas e de efeitos secundários associados”.

A cirurgia assistida por robot é um procedimento seguro e realizado apenas por equipas especializadas, certificadas e com muita experiência, desde cirurgiões a enfermeiros e anestesistas. 

A instalação deste sistema robótico no Hospital CUF Porto vai permitir prestar uma resposta mais diferenciada às necessidades dos doentes e aumentar o acesso da população da região a tecnologia de última geração. 

Esta aposta é mais um exemplo de como a CUF se posiciona na vanguarda da inovação ao serviço da medicina, assumindo como prioridade a segurança clínica e o conforto para o doente.

 

Fonte: 
CUF
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
CUF