Combate à pandemia

Hospital Amadora-Sintra vai ter unidade de urgência dedicada à Covid-19

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai dispor, a partir do mês de novembro, de uma nova unidade de urgência dedicada à Covid-19, cujo investimento ascende a 1,2 milhões de euros.

De acordo com fonte da unidade hospitalar, a obra vai ser financiada pelas Câmaras Municipais de Sintra e da Amadora, e irá beneficiar mais de meio milhão de utentes dos dois concelhos.

A nova unidade, que deve iniciar atividade no final do mês de novembro, fica instalada numa área de 750 metros quadrados e destina-se exclusivamente ao acolhimento e avaliação clínica de doentes e suspeitos da Covid-19.

O equipamento vai disponibilizar em ambulatório, uma sala de reanimação, uma sala de triagem, uma sala de espera, dez boxes para observação e monitorização de doentes, seis gabinetes de observação médica e uma sala de raio x.

Ao nível do internamento, a nova unidade vai disponibilizar 16 boxes para internamento de pacientes e dois quartos de isolamento.

“Este investimento estruturante em contexto de aceleração da pandemia nos concelhos servidos pelo HFF permite criar dois circuitos separados, com reorganização dos espaços e dos recursos humanos afetos ao ambulatório do serviço de urgência, através da criação de duas áreas ambulatórias em locais distintos (uma área para doentes sem suspeita de infeção e outra área para doentes Covid-19)”, explica a Unidade Hospitalar,  que serve cerca de 550 mil pessoas dos concelhos da Amadora e de Sintra.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ministério da Saúde