HopeCare e CHUCB desenvolvem App para estudo e acompanhamento da Covid-19
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/coronavirus-5488141_640_17.jpg?itok=wmDZhFOI)
O projeto que consistiu assim, no desenvolvimento de uma aplicação móvel (APP), para recolha, análise, integração e partilha de dados, teve a participação de 724 voluntários, os quais permitiram validar a solução, através dos seus dados e informações de saúde, nomeadamente: resultados laboratoriais de imunidade, resposta a questionários de qualidade de vida e outros indicadores de saúde. Durante o estudo foram detetados, à distância, 36 utilizadores com sintomas típicos de Long-COVID e um caso de infeção por SARS-COV-2.
Implementado no âmbito do programa COVID-X (https://www.covid-x.eu/), programa que reúne empresas do setor digital e instituições prestadoras de cuidados de saúde, em prol da criação de soluções de inteligência artificial e tecnologia de dados, para superar os desafios da COVID-19, o 2TI COVID-19 foi financiado em 150 mil euros, pelo Horizonte 2020, fundo da União Europeia para a investigação e inovação.
Os dados recolhidos e analisados durante o estudo foram validados com alguns dos mais reputados institutos de saúde europeus, designadamente: o Karolinska Institute, o SERMAS e a Humanitas.
"O CHUCB agradece a todos os seus colaboradores, que aceitaram participar neste projeto, bem como às 32 estruturas residenciais, para idosos da região, que contribuíram para o desenvolvimento do mesmo" escreve o CHUCB em comunicado.