Homenagem ao Prof. Castro Lopes em sessão de abertura do 17.º Congresso Português do AVC
A sessão de abertura, agendada para 2 de fevereiro, às 12h05, ficará marcada pela homenagem àquele que foi o fundador da SPAVC e uma figura incansável na missão de reduzir a mortalidade devido ao AVC em Portugal, o Prof. José Castro Lopes. A sessão vai contar com os discursos de vários médicos neurologistas, colegas do homenageado, bem como de um dos seus netos.
O Prof. Manuel Correia começará com o tema “O Neurologista Hospitalar”, seguido do Prof. José Ferro, com a palestra sobre “A causa vascular nacional”. A Prof.ª Patrícia Canhão fará uma apresentação denominada “A comunidade científica plural e ao serviço da população” e o atual presidente da Direção da SPAVC, Prof. Vítor Tedim Cruz, fará uma abordagem sobre “A visão de futuro e a cultura do mérito”. Por fim, Frederico Castro Lopes fará uma sentida homenagem e louvor ao seu avô com a apresentação “O meu avô médico.”
“Será certamente uma sessão muito emotiva que ficará marcada pela gratidão que todos temos para com o Prof. Castro Lopes, um exemplo notável pelos valiosos contributos na área da doença vascular cerebral”, refere o Prof. Vítor Tedim Cruz. O também presidente do Congresso recorda o Prof. Castro Lopes como “um profissional persistente e inovador, um exemplo ao longo de muitos anos, que muito contribuiu para a comunidade científica e profissional que se dedica ao AVC”.
A Presidente da Comissão Científica da SPAVC e do evento, Prof.ª Patrícia Canhão, relembra o Prof. Castro Lopes como “um profissional exímio que incentivou e desenvolveu inúmeras ações focadas na formação dos profissionais de saúde, para melhorar os cuidados aos doentes com AVC”. A neurologista acrescenta ainda que “o Prof. Castro Lopes inspirou e incentivou muitos médicos jovens e sensibilizou a população em geral para a importância e responsabilidade que cada um de nós tem na prevenção do AVC”.
O 17.º Congresso Português do AVC representa o retorno ao presencial após a pandemia e vai contar, novamente, com a participação de especialistas de renome em diversas áreas de interesse, quer do panorama nacional, quer além-fronteiras. O evento inclui também seis cursos formativos pré e pós Congresso. De destacar ainda a opção de participação virtual para não residentes em Portugal continental.
As inscrições na modalidade presencial ou virtual (para residentes fora de Portugal continental) estão abertas e podem ser formalizadas online. Todos os profissionais de saúde interessados, bem como estudantes, podem desde já garantir o seu lugar neste fórum de discussão sobre AVC.