A partir de hoje, disponível de forma gratuita

Há um guia que oferece 10 estratégias para aproveitar ao máximo o potencial das novas ULS

Numa altura em que se discute se a transição para as ULS está a ser eficiente, a nobox lança um conjunto de propostas para maximizar o potencial destas unidades junto dos profissionais e utentes.

Criar programas de desenvolvimento conjuntos, promover a inovação clínica e incluir os utentes nas decisões: o novo guia da nobox, criado por especialistas de saúde, quer apoiar os administradores hospitalares, equipas médicas e comunidade em geral no processo de implementação das ULS, de forma a aproveitar todas as suas potenciais vantagens. O guia, que está disponível a partir desta quinta-feira, 11 de abril, pode ser consultado, de forma gratuita, aqui

"A implementação deste novo modelo de organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) marca uma nova fase no sistema de saúde português. É crucial que as instituições aproveitem este momento de mudança para implementarem desde o início medidas que promovam maior colaboração entre os profissionais e equipas e, assim, tornar os cuidados mais eficazes e integrados, aproveitando as oportunidades trazidas por esta transformação”, afirma Diogo Silva, cofundador da nobox, um projeto português que procura ajudar a imaginar e construir cuidados de saúde mais eficazes. "O nosso objetivo com este ebook é fornecer um guia prático e orientador para maximizar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelas ULS". 

Entre as estratégias destacadas estão a criação de programas de intercâmbio e desenvolvimento profissional conjunto dentro das ULS, aumento da autonomia e responsabilidade das lideranças clínicas, com implementação de ferramentas de avaliação das lideranças, adoção de programas de apoio à inovação clínica e integração de cuidados, integração ativa de doentes, cuidadores e da comunidade em geral na melhoria dos serviços, entre outros conselhos destinados às chefias e equipas hospitalares. 

O guia já mereceu também a aprovação e apoio de várias entidades do ramo da saúde, como a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) e a Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), que reforçam a necessidade de implementar estratégias para envolver todos os profissionais e equipas de saúde, para acelerar a implementação desta mudança.   

“A integração dos cuidados tem de ser uma finalidade a atingir, mas não é possível por decreto. Para garantir o sucesso das ULS e promover efetivamente a integração de cuidados, é crucial adotar uma abordagem centrada nas pessoas”, refere o Presidente da USF-AN, André Biscaia.  

Para a Presidente da PAFIC, Adelaide Belo, “cada instituição fará o caminho de forma diferente, tendo em conta o seu contexto, as suas dinâmicas e as suas lideranças. Esta iniciativa da nobox é uma ajuda preciosa para essa caminhada”. Já o Presidente da APAH, Xavier Barreto, revela a necessidade de “envolver as pessoas em todos os pontos da reforma: da área estratégica às áreas mais operacionais, e garantir que a mudança é um processo partilhado por todos, mesmo todos”. 

"Estamos comprometidos em apoiar as ULS na sua missão de fornecer cuidados de saúde de excelência à população. Acreditamos que, ao adotar essas estratégias, será mais fácil para as ULS envolver os profissionais e equipas neste esforço de mudança, para criar novas formas de prestar cuidados mais eficazes e humanas", conclui Diogo Silva. 

 
Fonte: 
nobox
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
nobox