Ex-bastonário da Ordem dos Advogados escolhido pelos restantes quatro membros do novo órgão social

Guilherme Figueiredo preside ao Conselho de Supervisão da OMD

Guilherme Figueiredo, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2017 e 2019, é o primeiro presidente do Conselho de Supervisão da Ordem dos Médicos Dentistas. O advogado foi cooptado pelos restantes quatro membros do novo órgão social da OMD, tendo tomado posse na passada 5ª feira.

O Conselho de Supervisão resulta da revisão dos estatutos das ordens profissionais promovida no último executivo. A sua composição obedece à existência de 40 por cento de elementos inscritos nas respetivas ordens, outros 40% não inscritos, oriundos de instituições académicas que habilitem o acesso à profissão, e 20 por cento de personalidades de reconhecido mérito.

No caso da Ordem dos Médicos Dentistas, o Conselho de Supervisão é constituído por cinco elementos: Manuel Fontes de Carvalho e Teresa Alves Canadas, ambos inscritos na Ordem, José Júlio Ferreira Pacheco e Maria Benedita Almeida Garrett de Sampaio Maia Marques, não inscritos com origem na Academia, e Guilherme Figueiredo, como personalidade com conhecimento e experiência relevantes para atividade da OMD.

Natural do Porto, Guilherme Figueiredo exerceu diversos cargos em instituições culturais e universitárias. Além de bastonário da Ordem dos Advogados, foi presidente do Instituto da Conferência, no âmbito do Conselho Distrital do Porto. Presidiu ao Cineclube do Porto e foi membro do Conselho de Fundadores do Lugar do Desenho da Fundação Júlio Resende.

O presidente do Conselho de Supervisão tem um percurso profissional extenso, repartido pelas áreas do direito, da cultura, do desporto e da academia. Em 2012, Guilherme Figueiredo foi homenageado na Biblioteca Almeida Garrett, Porto, com a edição de um livro e exposição de obras de arte, organizada por Armando Alves, Bernardo Pinto de Almeida, Laura Castro, Jorge Velhote e Zulmiro de Carvalho.

O Conselho de Supervisão é independente no exercício das suas funções e tem como competências supervisionar a legalidade e conformidade estatutária e regulamentar da atividade exercida pelos órgãos da OMD, propor ao bastonário a nomeação do provedor dos destinatários dos serviços, entre outras.

Fonte: 
Ordem dos Médicos Dentistas (OMD)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ordem dos Médicos Dentistas (OMD)