Com a coordenação de Marília Dourado, Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

“Guia de Boas Práticas para Cuidadores” contribui para o enriquecimento dos conhecimentos acerca do cuidar

A editora LIDEL anuncia o lançamento do “Guia de Boas Práticas para Cuidadores” com a coordenação de Marília Dourado, Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Liliana Henriques, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação, Formadora na área da Metodologia de Cuidado Humanitude, e Rita Taipina Marques, Gerontóloga em contexto institucional e na comunidade e Mestre em Cuidados Continuados e Paliativos pela FMUC.

O “Guia de Boas Práticas para Cuidadores” é o resultado do interesse e da motivação de um grupo de 18 profissionais de várias áreas que se dedicam a partilhar conhecimento e experiências de cuidar de pessoas idosas/dependentes e vulneráveis. Este guia ganha importância numa altura em que o envelhecimento da população portuguesa, cada vez mais marcado, impõe desafios a vários níveis, como por exemplo a crescente procura de instituições de apoio e de prestação de cuidados.

Neste contexto as estruturas prestadoras de cuidados de saúde e apoio social, em particular as ERPI, veem‑se, assim, confrontadas com a necessidade de dar resposta e de refletir sobre esta realidade e devem, por isso, ser preparadas para este exigente desafio. Os colaboradores destas instituições necessitam de ter a devida formação para que se encontrem mais aptos para desempenhar o nobre papel a que se propõem.

Este guia propõe-se a contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos acerca do cuidar e como cuidar bem, no pleno respeito pelo outro. É um livro de consulta simples, com orientações acessíveis sobre algumas estratégias a adotar na prestação de cuidados e intervenções de qualidade, que preservem a dignidade e os direitos da pessoa idosa e/ou dependente, divulgando conhecimento centrado na prática.

A obra destina-se a todas as pessoas envolvidas no processo de cuidar de pessoas idosas ou dependentes, pelo que será útil para todos os interessados, sejam cuidadores formais ou não.

 

 

 

Fonte: 
Taylor365
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Grupo LIDEL