GSK adquire biofarmacêutica Affinivax
A doença pneumocócica inclui a pneumonia, meningite, infeções da corrente sanguínea e outras patologias menos graves, como sinusite e otite, continuando a ser uma necessidade médica não atendida, apesar das vacinas pneumocócicas atualmente disponíveis, dada a existência de diferentes serotipos pneumocócicos. O número de serotipos nas vacinas atuais é limitado, devido ao grau de interferência imunológica observado ao utilizar as tecnologias de conjugação existentes.
A Affinivax desenvolveu o Sistema de Apresentação de Múltiplos Antigénios (MAPS), uma nova tecnologia que suporta uma maior valência do que as tecnologias convencionais de conjugação, permitindo uma cobertura mais ampla contra serotipos pneumocócicos predominantes e potencialmente criando uma imunogenicidade mais elevada do que as vacinas atuais. O candidato mais avançado da vacina de Affinivax (AFX3772) inclui 24 polissacarídeos pneumocócicos mais duas proteínas pneumocócicas conservadas (face aos 20 serotipos em vacinas atualmente aprovadas). O candidato a vacina pneumocócica 30+ valente também está em desenvolvimento pré-clínico.
"A proposta de aquisição fortalece ainda mais o nosso pipeline de I&D em vacinas, fornece acesso a uma nova e potencialmente disruptiva tecnologia e amplia a pegada científica da GSK. Estamos entusiasmados por começar a trabalhar com as pessoas talentosas da Affinivax e combinar as nossas capacidades de desenvolvimento, produção e comercialização para disponibilizar esta nova tecnologia a quem dela necessita", afirmou Hal Barron, Diretor Científico e Presidente de I&D da GSK.
Nos ensaios clínicos de fase I/II em adultos, AFX3772 foi bem tolerado nos participantes e demonstrou boas respostas imunitárias, em comparação com o atual standard of care. Em julho de 2021, a Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, concedeu a designação de Terapia Inovadora AFX3772 para prevenção da doença invasiva de S. pneumoniae e pneumonia em adultos com idade superior a 50 anos. Espera-se que os estudos de fase III comecem em breve. Os ensaios clínicos da fase I/II na pediatria estão previstos para o início deste ano.
"A Affinivax cresceu da visão científica e pessoal dos nossos fundadores em impulsionar a inovação na área de vacinas, para terem um impacto significativo na vida das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Nos últimos oito anos, levamos essa visão desde o desenvolvimento inicial da nossa plataforma de vacinas MAPS™, no Hospital Infantil de Boston, para um pipeline de novas vacinas, com o potencial candidato a vacina, em fase de desenvolvimento clínico avançado. Orgulhamo-nos de que a GSK tenha reconhecido os feitos da nossa equipa e estamos confiantes de que a GSK é a nova casa ideal para a nossa plataforma MAPS e para a equipa por detrás do seu sucesso. As capacidades da GSK permitem continuar os avanços com a MAPS para melhorar as vacinas existentes – como é o caso do nosso programa MAPS de vacinas Streptococcus pneumoniae – e desenvolver vacinas que combatam novas doenças infecciosas e resistentes para as quais ainda hoje não existem estratégias de vacinação eficazes disponíveis", afirmou StevenBrugger, CEO da Affinivax, Inc.