GS1 Portugal debate e premeia no âmbito do programa Lean & Green

As apresentações de enquadramento do tema, da responsabilidade de Marianne Timmons, President, Community Engagement, da GS1 Global; Margarida Couto, Presidente do GRACE – Associação Empresas Responsáveis e Gonçalo Dias, Gestor de Projetos da GS1 Portugal vão incidir, respetivamente, sobre “Sustentabilidade & Economia Circular”, “O Pacto Ecológico Europeu: eixos da sustentabilidade e dos negócios responsáveis” e sobre o “Status do programa Lean & Green”.
Este momento de enquadramento antecede o Painel Debate com moderação da jornalista Alexandra Costa e com a participação de Jorge Lourenço, CEO da First Rule; Vítor Ferreira de Almeida, Coordenador de Ambiente Agro-Alimentar, Logística e Indústria da Jerómino Martins; Sofia Tavares da Nespresso; e Bernd Huneke, Diretor de Qualidade e Formação da Pantoja Grupo Logístico.
Os convidados vão analisar as questões relativas à “Descarbonização das Cadeias de Valor e Economia Circular” com peso crescente e, cada vez mais, perspetivadas como determinantes no desempenho das empresas. Este Painel Debate propõe-se analisar o tema, em particular projetando medidas que garantam o equilíbrio entre o combate à escassez dos recursos, o crescimento económico e a preservação da natureza, equacionando também as metas do Pacto Ecológico Europeu e do Acordo de Glasgow.
Neste formato de debate, que será transmitido nos canais digitais da GS1 Portugal (YouTube e Facebook), pretende-se analisar e dar a conhecer a opinião de especialistas e decisores na área da sustentabilidade, de empresas de diferentes setores e áreas de intervenção.
No final da sessão, serão revelados os prémios referentes ao programa Lean & Green, de 2021. O programa Lean & Green é uma iniciativa de certificação das medidas de auto-regulação que empresas e organizações se propõem adotar para reduzir as emissões de dióxido de carbono decorrentes da respetiva operação logística e de transportes.
O objetivo final é, para cada empresa, acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica. Por cada patamar alcançado são premiadas com uma estrela, num total de 5. Nesse contexto, a GS1 Portugal vai também anunciar as estrelas a atribuir a empresas participantes do programa em 2021 e que já atingiram metas de redução de emissões ou validaram os respetivos programas. Esta iniciativa foi lançada em Portugal no final de 2019 pela GS1 Portugal, entidade que a representa no nosso país.