Governo Regional da Madeira acolhe projeto nas farmácias para apoiar pessoas com doença crónica na gestão da sua medicação
O protocolo será assinado no Salão Nobre do Governo Regional a 10 de outubro, às 15h30, pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, pela presidente da ANF, Ema Paulino, pelo presidente do Instituto da Administração da Saúde (IP-RAM) Bruno Freitas, e pelo coordenador da delegação Regional da ANAFRE-Madeira, Celso Bettencourt.
“Este protocolo reforça a intervenção profissional do farmacêutico na gestão e garantia de adesão à terapêutica por parte de pessoas que vivem com doença crónica. O projeto-piloto permite testar e preparar o alargamento a toda a Região e a todas as farmácias, de forma protocolada. O serviço farmacêutico da PIM é uma enorme mais-valia para a qualidade de vida das pessoas que vivem com doença”, refere Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias.
A PIM consiste na organização da medicação da pessoa por toma, com o intuito de a auxiliar na gestão da sua medicação, associada a uma intervenção farmacêutica de revisão da terapêutica.
Graças à sua capilaridade territorial, as farmácias garantirão através da PIM o aumento do acesso das pessoas da Região Autónoma da Madeira a um serviço que é particularmente relevante para quem toma vários medicamentos, associado ao acompanhamento farmacoterapêutico e à promoção da adesão à terapêutica, fatores críticos de sucesso na gestão das doenças crónicas.