Protocolo entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Cruz Vermelha Portuguesa

Governo cria novo projeto de saúde mental para atletas de alto rendimento

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, anunciou que o executivo irá lançar brevemente um programa de apoio à saúde mental dos atletas de alto rendimento. Em entrevista ao podcast “Como anda a nossa saúde?”, produzido pela Onya Health, o político frisou ainda que a igualdade de género no desporto e a literacia em saúde são algumas das prioridades para o mandato.

“O Governo está prestes a anunciar um programa de apoio à saúde mental dos atletas de alto rendimento e daqueles que estão nos primeiros anos pós-carreira ou que já concluíram a carreira de alto rendimento e estão numa fase de transição para o mercado de trabalho”, avançou o Secretário de Estado, em primeira mão.  

Segundo João Paulo Correia, este "grande apoio” vai juntar-se a outros que já existem e “nascerá de um protocolo entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Cruz Vermelha Portuguesa, com a sua rede de técnicos que tem grande cobertura territorial”. O político não avançou com a data de implementação. 

O Secretário de Estado afirmou ainda que “aumentar o número de mulheres em cargos de liderança é um dos objetivos para este mandato”. Em entrevista, refere que “é nos lugares de poder que se fazem as grandes mudanças e que se tomam as decisões que são transformadoras”, por isso, é essencial que a igualdade de género se reflita também “no número de treinadoras, no número de árbitras e no número de dirigentes”, continua.  

O Governo já apresentou publicamente, no mês passado, o relatório para igualdade de género no desporto, que analisa a realidade desportiva em Portugal e que reúne 15 recomendações para o setor nesta matéria. João Paulo Correia espera que as medidas que constam no documento ajudem Portugal a aproximar-se da média europeia, “não só em número de atletas, mas também no acesso das mulheres ao lugar de poder do desporto”. 

Para este mandato, o político destaca duas grandes prioridades: “A primeira é afirmar o desporto português na cena internacional; a segunda é aumentar os índices de atividade física da população em geral”. Para este último objetivo, concorda que “é preciso combater o sedentarismo e é preciso aumentar a literária da população em geral, para que haja uma compreensão, uma mudança cultural e uma transformação que permita à população compreender que a atividade física significa mais saúde”. 

Fonte: 
Onya Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.