Gilead Sciences distingue organizações comunitárias na área das doenças infeciosas, hepáticas e oncológicas
Como parte deste compromisso, a Gilead Sciences Europe Ltd. organizou a cerimónia internacional dos Gilead Community Awards, um evento que reuniu, no passado dia 8 de novembro em Madrid, mais de 100 Organizações Não Governamentais com projetos financiados pela companhia para reconhecer e celebrar a sua contribuição na concretização da visão da Gilead de criar um mundo mais saudável para todos.
"Através dos nossos programas de bolsas, apoiamos Organizações Não Governamentais que trabalham nas suas comunidades para melhorar a vida das pessoas", afirma Sylvia Alfred, Diretora de Public Affairs da Gilead Sciences.
Após uma avaliação rigorosa de mais de 60 candidaturas, em colaboração com a Charities Aid Foundation (CAF), foram reconhecidos três projetos comunitários e uma personalidade pelo trabalho excecional ao serviço das suas comunidades.
O Prémio Impacto foi atribuído à ‘Africa Advocacy Foundation’, um projeto pan-europeu, que desenvolveu a parceria Mi-Health VIH, uma iniciativa liderada pela comunidade para colmatar as lacunas na cascata de cuidados na área de VIH entre os migrantes em 10 países europeus com uma elevada prevalência de VIH.
O Prémio Inovação foi atribuído à ‘International Network on Health and Hepatitis in Substance Users’ (INHSU), e ao projeto "Ligação aos Cuidados" que se destina aos 5,8 milhões de pessoas que vivem com hepatite C em todo o mundo e que usam drogas, destacando modelos inovadores de cuidados para a hepatite C e fornecendo ferramentas práticas para ajudar os prestadores de serviços a melhorar os cuidados.
O Prémio Inclusão foi para a Anthony Nolan & African Caribbean Leukaemia Trust (ACLT). Esta instituição lançou uma iniciativa destinada a melhorar a diversidade e a desigualdade no Registo de Células Estaminais Anthony Nolan, uma vez que, atualmente, os doentes pertencentes a minorias étnicas estão em desvantagem significativa quando se trata de encontrar um dador de células estaminais que lhes salve a vida.
O Prémio de Reconhecimento Individual foi atribuido ao Dr. Massimo Barra, um médico italiano e fundador da Fundação Villa Maraini, em Roma, que, enquanto líder do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, tem apoiado o acesso à saúde por parte de pessoas vulneráveis em todo o mundo, especialmente os utilizadores de drogas.
"Estamos muito satisfeitos com o lançamento dos Gilead Community Awards para reconhecer o trabalho notável destes grupos, partilhar as melhores práticas e facilitar a aprendizagem entre pares. Parabéns a todos os vencedores e finalistas e obrigado a todos os nossos bolseiros pelo trabalho fantástico que fazem", conclui Sylvia Alfred.
A cerimónia de entrega dos prémios fez parte de um evento educativo de dois dias organizado pela Gilead para apoiar as organizações comunitárias através de formação baseada em competências, workshops práticos e oportunidades de aprendizagem entre pares.