Em Portugal, surgem anualmente cerca de 400 novos casos de cancro pediátrico

Fundação Rui Osório de Castro apresenta guia informativo para adolescentes com cancro

Na data em que se assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro, 15 de fevereiro, a Fundação Rui Osório de Castro lança um novo Guia informativo, direcionado para adolescentes, para ser entregue no momento do diagnóstico, com uma linguagem e temas relevantes para esta faixa etária. Uma iniciativa que contou com o apoio do do Grupo Português de Leucemias Pediátricas (GPLP) e da Amgen Biofarmacêutica.

O Guia vai ser distribuído nos três Centros de Referência na área de Oncologia Pediátrica existentes em Portugal: Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa, Hospital Pediátrico de Coimbra e Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto / Hospital de São João do Porto. Está ainda disponível para consulta, na sua versão digital no Portal Português de Oncologia Pediátrica, na secção de publicações.

A Fundação Rui Osório de Castro preocupa-se em assegurar a qualidade, a seriedade e credibilidade da informação disponível a todas os pais que têm filhos doentes com cancro, seguindo a premissa de que uma família informada é uma família mais tranquila, mais segura e consequentemente mais capacitada para ultrapassar esta situação tão delicada. Para isso, disponibiliza um conjunto de formatos informativos como os seminários, workshops, um portal (pipop.info) e publicações várias que se debruçam sobre vários tópicos e fases da doença, como é caso deste Guia para Adolescentes que agora apresentam.

Em Portugal, surgem anualmente cerca de 400 novos casos de cancro pediátrico. Uma doença que afeta não só a criança ou o adolescente doente, mas toda a sua família e amigos. Todos os anos, cerca de 400 famílias são confrontadas com uma realidade para a qual não foram preparadas, pelo que necessitam de grande apoio, quer a nível emocional como informacional.

 

 

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Fundação Rui Osório de Castro (FROC)