Expansão do negócio em Terapias Avançadas CDMO

Fujifilm adquire Unidade de Produção Dedicada à Terapia de Células da Atara Biotherapeutics, Inc.

A FUJIFILM Corporation anuncia o acordo para a aquisição da unidade de produção de terapia de células da Atara Biotherapeutics, Inc. (Nasdaq: ATRA), por 100 milhões de dólares. Localizada em Thousand Oaks, na Califórnia, a unidade de produção apresenta capacidade de expansão para produção de terapias celulares clínicas e comerciais, incluindo imunoterapias alogénicas de células T e CAR T.

A FUJIFILM Diosynth Biotechnologies, uma subsidiária da FUJIFILM Corporation, e líder mundial no desenvolvimento de contratos e produção (CDMO) com experiência no desenvolvimento e produção de biológicos, vacinas e terapias avançadas, vai gerir a nova unidade.

Através desta aquisição pela FUJIFILM Corporation, a FUJIFILM Diosynth Biotechnologies irá solidificar a sua posição de liderança enquanto fornecedor global na produção de soluções para terapias avançadas. Com mais de 8.361m², a unidade de produção é atualmente designada por “Atara T-cell Operations and Manufacturing (ATOM)” e está pronta a expandir-se de modo a suportar processos de produção de terapia de células, incluindo alogénicos T-cell e imunoterapias CAR T.

Para tal, a Fujifilm pretende manter na unidade os cerca de 140 postos de trabalho altamente qualificados. Como parte do acordo, a FUJIFILM Diosynth Biotechnologies e a Atara acordam um contrato de produção e serviços de longo prazo, passível de se extender até 10 anos para apoiar a produção do pipeline clínico da Atara, o que inclui o tabelecleucel (Tab-cel®) para o tratamento da doença linfoproliferativa pós-transplante ligada ao vírus Epstein-Barr (EBV+PTLD).

A unidade de produção de terapia celular vai impulsionar a produção global de CDMO da FUJIFILM Diosynth Biotechnologies pela Costa Oeste dos EUA e complementar os locais já existentes que prestam apoio ao mercado das terapias avançadas em College Station, no Texas (EUA), Watertown, em Massachusetts (EUA) e mais recentemente no BioCampus, no Reino Unido.

“Atualmente, a Fujifilm está a acelerar o crescimento na área de negócio das Ciências da Vida e continua a investir fortemente, quer em capital, quer em tecnologia, na área de negócios de CDMO,” afirma o presidente e CEO da FUJIFILM Corporation, Teiichi Goto. “Com esta aquisição, a Fujifilm poderá expandir a oferta de CDMO para terapias celulares avançadas. No futuro, ao disponibilizar uma oferta estável de biofarmacêuticos de alta qualidade, a Fujifilm irá avançar ainda mais no desenvolvimento de fármacos que deem resposta a necessidades médicas não satisfeitas.”

“Estamos entusiasmados com o facto desta aquisição nos permitir adicionar cerca de 140 colaboradores talentosos da unidade de produção de terapia celular da Atara na família da Press Release Release FUJIFILM Diosynth Biotechnologies. O know-how coletivo da equipa vai apoiar os nossos esforços como CDMO de classe mundial”, acrescentou Martin Meeson, CEO da FUJIFILM Diosynth Biotechnologies.

“Esperamos também adicionar a unidade à presença global da FUJIFILM Diosynth Biotechnologies e reforçar a expansão da nossa área de CDMO de terapias avançadas.”

“A FUJIFILM Diosynth Biotechnologies é uma empresa líder e reconhecida na produção e desenvolvimento que partilha a nossa cultura pioneira e acredita que a terapia de células alogénicas irá transformar o futuro da medicina”, afirmou Pascal Touchon, Presidente e CEO da Atara.

“Estamos muito orgulhosos dos nossos colaboradores ATOM e da nossa unidade e acreditamos que esta parceria estratégica vai de encontro às nossas necessidades de produção a longo prazo. A nossa equipa tem vindo a desenvolver processos para os nossos produtos, a elevá-los e a disponibilizar stock para ensaios clínicos e lançamento comercial do Tab-cel®. Acreditamos que hoje é o momento certo para estabelecer uma relação estratégica com a FUJIFILM Diosynth Biotechnologies, dando-nos acesso à capacidade de produção especializada de que iremos necessitar. Poderemos agora focar com confiança os nossos principais recursos no desenvolvimento e comercialização da nossa pipeline de terapêuticas inovadoras para doenças graves.”

Prevê-se a conclusão desta aquisição em abril de 2022. 

Fonte: 
Fujifilm
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock