"Caleidoscópio" pode ser adquirido na loja online da fundação

FROC e Filipe Faísca apresentam um lenço que pinta a esperança das crianças com cancro

Quando a esperança e a arte se entrelaçam nasce o Caleidoscópio, um lenço solidário que, mais do que um acessório de moda, é um símbolo de coragem e criatividade. Criado pelo designer de moda Filipe Faísca, um dos nomes mais conceituados da moda nacional, numa parceria com a Fundação Rui Osório de Castro (FROC). Trata-se de um verdadeiro mosaico de sonhos, pintado por pequenos grandes artistas - crianças que enfrentam a doença oncológica -, e que vai ser desvendado hoje, dia 6 de junho, no Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa , num evento que celebra 15 anos da FROC.

Com um custo de 35€, cada lenço Caleidoscópio irá reverter para apoiar os projetos Informativos da FROC junto das famílias das crianças com cancro. 

“Este lenço tem uma visão pluridimensional e um olhar que é infinito, no sentido em que estamos a ver um octógono (o 8 representa o infinito) que remete para esta ideia de que cada vez que olhamos para o lenço fazemos associações diferentes. Daí chamar-se caleidoscópio”, explica Filipe Faísca. Trata-se, “de um pequeno quadrado que pode falar muito mais do que um\a coleção inteira”. “A arte, o desenho e o amor são contextos fundamentais para o crescimento de crianças que estão a passar por um processo destrutivo. A arte é muito importante para combater tudo o que seja negativo”, acrescenta.

Depois do sucesso da parceria de 2015 com a FROC, que resultou num padrão a preto e branco, a atual colaboração adquire novas tonalidades. Até porque a cor é um elemento muito emocional. E com a introdução da cor, tudo muda,” acrescenta Filipe Faísca.

Inês Herédia, atriz, junta-se a esta causa pois considera ser fundamental que as famílias tenham acesso a informação que lhes permita viver da melhor maneira possível esta fase da vida. Confessa que cada vez que olha para o Caleidoscópio vê um lenço diferente, “uma história diferente. Primeiro como atriz, e agora como mãe, tive de aprender a olhar para a vida e para as coisas com um olhar novo. E este lenço dá-nos isso. É um pouco esta a história que é preciso continuar a contar a estas crianças, que há sempre uma coisa boa, até num dia que se pode avizinhar menos bom ou mais duro”.

Para além da Inês Herédia, junta-se a esta iniciativa a Marta Oliveira da Silva.

Mariana Mena, diretora-geral da FROC, não consegue esconder o entusiasmo com este projeto. “Quando desafiámos as 12 crianças e adolescentes a participarem quisemos criar um momento lúdico num contexto diferente das rotinas do dia a dia, que lhes permitisse dar largas à imaginação, ajudando-as a potenciar o seu lado artístico e a expressar as suas emoções. O resultado foi um padrão cheio de cor que expressa o caminho que estas famílias partilham. Este lenço é, por isso, muito mais do que um acessório: acaba por ser um símbolo de amor, de força e da alegria contagiante da infância, mesmo quando esta é ensombrada por uma doença como o cancro. A venda do lenço tem como objetivo sensibilizar a sociedade para esta causa ao mesmo tempo nos permite recolher fundos para continuarmos a desenvolver os nossos projetos informativos que apoiam as crianças com cancro e as suas famílias.”

A realização deste projeto contou com o apoio da URIAGE e da Staples.

A compra do lenço, no valor de 35€, pode ser feita através do website da FROC, em https://froc.pt/loja/.

Fonte: 
Fundação Rui Osório de Castro (FROC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
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