Rui Nunes e Raquel Varela falam sobre IA na saúde e na sociedade no dia 4 de dezembro

FMUP debate os Prós e Contras da Inteligência Artificial

“Se existe área que será profundamente impactada pela Inteligência Artificial (IA) é a saúde, desde a gestão do registo de saúde eletrónico ao diagnóstico diferencial, à sugestão de tratamento, até à própria execução da cirurgia através de robôs autónomos”, alerta Rui Nunes, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

As declarações foram prestadas na véspera do debate “Prós e Contras da Inteligência Artificial: IA na Saúde, IA na Sociedade”, em que Rui Nunes, que é atualmente diretor do Centro Pluridisciplinar de Bioética da FMUP, estará com Raquel Varela, historiadora e professora da Universidade Nova de Lisboa.

Esta iniciativa conta com a participação de profissionais de saúde, professores e investigadores de diversas áreas interessados em discutir o impacto da IA na medicina, no sistema de saúde, na saúde pública e na prestação de cuidados.

Segundo Rui Nunes, que preside atualmente à International Chair in Bioethics, com sede na FMUP, “a gestão e a administração do sistema de saúde serão “revolucionadas pela Inteligência Artificial, sendo de esperar uma maior acessibilidade aos serviços de saúde, por exemplo, generalizando o recurso à telemedicina”. 

Além dos aspetos mais positivos da IA, pretende-se falar sobre questões éticas prementes, incluindo o modo como se deverá garantir a privacidade dos doentes e a proteção dos mais vulneráveis da sociedade.

 
Fonte: 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)