FMUP debate os Prós e Contras da Inteligência Artificial
As declarações foram prestadas na véspera do debate “Prós e Contras da Inteligência Artificial: IA na Saúde, IA na Sociedade”, em que Rui Nunes, que é atualmente diretor do Centro Pluridisciplinar de Bioética da FMUP, estará com Raquel Varela, historiadora e professora da Universidade Nova de Lisboa.
Esta iniciativa conta com a participação de profissionais de saúde, professores e investigadores de diversas áreas interessados em discutir o impacto da IA na medicina, no sistema de saúde, na saúde pública e na prestação de cuidados.
Segundo Rui Nunes, que preside atualmente à International Chair in Bioethics, com sede na FMUP, “a gestão e a administração do sistema de saúde serão “revolucionadas pela Inteligência Artificial, sendo de esperar uma maior acessibilidade aos serviços de saúde, por exemplo, generalizando o recurso à telemedicina”.
Além dos aspetos mais positivos da IA, pretende-se falar sobre questões éticas prementes, incluindo o modo como se deverá garantir a privacidade dos doentes e a proteção dos mais vulneráveis da sociedade.