Febre misteriosa já vitimou dezenas de crianças na índia.

Pelo menos 50 pessoas, a maioria crianças, morreram de febre e várias centenas foram internadas em seis distritos do leste do estado indiano de Uttar Pradesh.
Numa altura em que a Índia parece estar lentamente a recuperar de uma segunda onda altamente mortífera de coronavírus, as mortes associadas a uma febre misteriosa têm lançado o pânico num dos estados mais populosos do país.
Os médicos acreditam que a dengue, uma infeção viral transmitida por mosquitos, pode ser a principal causa associada à condição que já fez muitas dezenas de mortos.
Segundo a BBC, há relatos de que foi detetado, em muitos dos pacientes que deram entrada no hospital, um componente sanguíneo que ajuda a formar coágulos em declínio, o que caracteriza uma forma severa de dengue.
"Os pacientes, especialmente as crianças, nos hospitais estão a morrer muito rapidamente", disse um médico.
Transmitida por mosquitos fêmeas, a dengue é uma doença tropical que circula na Índia há centenas de anos. Trata-se de uma doença endémica em mais de 100 países, mas cerca de 70% dos casos reportados dizem respeito à Ásia.
Há quatro vírus da dengue, e as crianças têm até cinco vezes mais probabilidades de morrer durante uma segunda infeção por dengue do que os adultos.
O mosquito - Aedes aegypti - reproduz-se dentro e ao redor de casas em recipientes que guardam água doce.
Quase 100 milhões de casos graves de dengue - hemorragia severa, órgãos danificados - são reportados em todo o mundo todos os anos. "O impacto combinado das epidemias de Covid-19 e de dengue pode potencialmente resultar em consequências devastadoras para as populações em risco", segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No entanto, ainda não é claro se uma epidemia de dengue é a única responsável pelas mortes relacionadas com a febre em Uttar Pradesh.
Um Estado com mais de 200 milhões de pessoas e padrões tradicionalmente pobres de saneamento, altos níveis de desnutrição em crianças e cuidados de saúde irregulares relata, rotineiramente, casos de "febre misteriosa" após as chuvas de monção de dois em dois anos.
Apenas mais investigações, incluindo análises de genoma, podem determinar se a mais recente onda de "febres misteriosas" na Índia é desencadeada apenas pela dengue, ou por outras doenças.