Iniciativa decorre até ao próximo dia 02 de dezembro

Farmácias Portuguesas associam-se a rastreio de cancro colorretal

As farmácias portuguesas associam-se ao movimento 45+, uma Campanha de Sensibilização para o Rastreio de Cancro Colorretal, promovido pelo Grupo Ageas Portugal, a Médis, a Fundação Ageas e a Europacolon Portugal (Associação de apoio ao doente com Cancro Digestivo). A iniciativa é dirigida à população entre os 45 e os 74 anos, assintomática, sem histórico de neoplasia e/ou pólipos colorretais, doença inflamatória intestinal ou história familiar em 1.º ou 2.º grau de cancro colorretal ou adenoma.

O rastreio pode ser feito em qualquer farmácia aderente, de uma forma simples, fácil e gratuita, através do teste de "pesquisa de sangue oculto nas fezes". Basta deslocar-se à farmácia escolhida, levantar o kit e posteriormente entregar a amostra, sendo a recolha feita em casa. No caso de um resultado positivo para a deteção de sangue nas fezes será contactado pela Europacolon Portugal, com a indicação de seguimento para aconselhamento médico.

“A proximidade que as farmácias têm da população permite-nos assumir um papel fundamental na prevenção e rastreio de doenças. Com o nosso envolvimento podemos contribuir para uma deteção precoce, essencial para o início atempado do tratamento, em situações em que ainda não existe qualquer sintoma. As farmácias reforçam assim o seu compromisso com a saúde dos portugueses”, esclarece Ema Paulino, Presidente da Associação Nacional de Farmácias.

Nas edições anteriores, que decorreram em 2021 e 2022, participaram na Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal mais de 6.000 pessoas, com 5% a testaram positivo para a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Importa ainda referir que, durante 2020, foram diagnosticados, em Portugal, 10.501 novos casos de cancro colorretal, e mais de 4.300 mortes, sendo a segunda neoplasia mais comum em ambos os sexos.

Consulte aqui as farmácias aderentes.

Fonte: 
LPM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik