Farmácias e Instituto da Segurança Social juntos na testagem da comunidade escolar

A medida vai abranger 35 mil pessoas em todo o País e pretende evitar surtos nos estabelecimentos de ensino dedicados à infância.
«Com o trabalho de proximidade desenvolvido junto das populações, a Associação Nacional das Farmácias será um parceiro privilegiado para assegurar a testagem destes profissionais de uma forma ágil, rápida e em todo o país», afirma Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto da Segurança Social.
Da parte da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Ema Paulino confirmou a satisfação das farmácias em participar num «processo de testagem diligente e cómodo» para estes trabalhadores. Para a presidente da ANF, «a capacidade de testagem das farmácias, a capilaridade da rede e a proximidade à comunidade são o valor que as farmácias trazem ao sucesso de um programa de testagem que se quer nacional e flexível».
O protocolo de colaboração assinado entre o ISS e a ANF garante que as farmácias aderentes à convenção com o Serviço Nacional de Saúde participem no serviço de TRAg COVID-19 junto dos trabalhadores das creches e pré-escolar, amas e centros de atividade de tempos livres, em todo o território nacional.
A ação de testagem decorre até ao dia 21 de janeiro.