Faculdade Egas Moniz promove conferência sobre o futuro da saúde pública
O simpósio reunirá especialistas de diversas áreas para discutir os avanços e desafios atuais no campo do conceito de Uma Só Saúde. Neste sentido, serão abordados temas cruciais divididos por três sessões: a primeira sobre a segurança alimentar global e os novos sistemas alimentares; a segunda sessão focar-se-á nos avanços científicos e estratégias de combate a doenças infeciosas e, por fim, serão debatidos fatores importantes sobre a conservação da biodiversidade e as soluções para lidar com os desafios impostos pelas alterações climáticas.
José João Mendes, Presidente da Direção da Egas Moniz School of Health & Science, refere que “esta iniciativa reforça o posicionamento da Egas Moniz enquanto Universidade Cívica, uma vez que vão ser abordados temas desafiantes para o futuro da saúde pública. Este evento é uma oportunidade para aprofundar o trabalho em áreas de intervenção relacionadas com a One Health, de forma a partilhar informação científica relevante aos investigadores, decisores políticos, profissionais de saúde e à sociedade”.
A Egas Moniz School of Health & Science tem um forte compromisso com esta visão de Uma Só Saúde, sendo que todos os cursos integram este conceito. Atualmente, está a construir o One Health Research Center, que terá como foco a relação entre a saúde humana, animal e ambiental, e que será mais um passo importante no desenvolvimento da investigação neste domínio, a nível nacional e internacional. Este centro de investigação terá um edifício inteligente, de 7 mil metros quadrados, que irá materializar os conceitos de sustentabilidade e economia circular, em que os alunos terão um papel central.
Reconhecendo a qualidade científica e pedagógica dos seus contributos, a Egas Moniz School of Health & Science foi recentemente considerada a melhor universidade privada portuguesa no Ranking de Inovação, pela SCImago Institution Rankings. Para além disso, foi também reconhecida como primeira classificada no contexto dos ODS 1 e 3, respetivamente Saúde de Qualidade e Erradicar a Pobreza, entre as instituições de ensino privadas do país e como segunda no ranking nacional, no Impact Ranking do Times Higher Education.