Evento virtual sobre HIV reúne especialistas nacionais e internacionais

Constituído por vários momentos de apresentação e debate, o “HIV Care 2020: Creating Possible” permitirá, através da discussão de casos clínicos, a partilha de experiências com BIC/FTC/TAF em 6 centros nacionais e num centro internacional espanhol, assim como a contextualização de várias temáticas do VIH por parte de oradores internacionais e especialistas nacionais.
“Biktarvy®: um ano depois o que dizem os especialistas?” é o tema da tarde de 4 de novembro que irá trazer à mesa a partilha de experiências com a utilização de Biktarvy e o enquadramento deste regime na prática clínica, através também da discussão de casos clínicos. Este painel, moderado por Rosário Serrão e por Maria José Manata, contará com a participação de 6 especialistas nacionais (Bárbara Flor de Lima, do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca; Luís Malheiro, do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia; Mafalda Guimarães, do Hospital Dr. José de Almeida, Cascais; Miguel Abreu, do Centro Hospitalar Universitário do Porto; Paula Brito, do Hospital Garcia de Orta, Almada e Ricardo Correia de Abreu, do Hospital Pedro Hispano, Matosinhos) e de Julian Olalla, do Hospital Costa del Sol, Marbelha, que partilhará também a experiência com Biktarvy em Espanha.
Na tarde de 5 de novembro haverá espaço para a discussão “Hot Topics in HIV” com a abordagem de 3 tópicos: alterações de peso nas pessoas que vivem com VIH, os desafios na qualidade de vida dos doentes VIH e o modelo de forgiveness associado à adesão terapêutica. A apresentação destes três tópicos estará a cargo dos palestrantes internacionais: Hal Martin, Joel Gallant e Kirsten White que farão a contextualização destes temas, seguindo-se os comentários de especialistas nacionais: Ana Rita Silva, Cristina Valente e Fábio Cota Medeiros, moderados respetivamente por Josefina Mendez, Inês Vaz Pinto e Ana Cláudia Miranda.
Os profissionais de saúde poderão inscrever-se no “HIV Care: Creating Possible” através do link www.hivcare2020.pt . Para além da partilha de experiências, espera-se também que este seja um fórum de discussão, no qual, todos os participantes podem também intervir através de live Q&A