Evento RITMO ruma ao norte do país para promover literacia em saúde
Com esta iniciativa, a SPLS pretende juntar a comunidade para aproximar os profissionais das pessoas e incentivar a promoção da literacia em saúde. “O RITMO oferece uma experiência única, reunindo profissionais de saúde e a comunidade para explorar e promover estilos de vida saudáveis, bem-estar físico e mental. O nosso objetivo é capacitar as pessoas com o conhecimento necessário para cuidar melhor de si mesmas e das suas famílias”, explica a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida.
O evento vai oferecer aos visitantes diversas atividades de saúde, incluindo tendências da alimentação, rastreios de saúde, atividade física saudável, informações sobre alimentação mediterrânica, entre outros temas. A organização destaca ainda o foco na reabilitação através de gamificação, atividades de saúde oral e experiências psicológicas.
Nesta edição, há um grande foco na comunidade jovem, com participantes e iniciativas concretas para esta faixa geracional. Estão programados vários momentos educativos, como conversas sobre doenças e prevenção, aprendizagem sobre cadeira de rodas e a importância que as artes podem ter na saúde. Contudo, continua a ser um espaço aberto para todas as pessoas no ciclo de vida, desde os mais jovens aos mais velhos.
“Um dos objetivos fundamentais passa por fazer com que as pessoas participem em momentos significativos que lhes mostrem a importância de cuidar do coração, da proteção cardiovascular, da vida, da saúde física e mental e das aprendizagens do suporte básico de vida, seja qual for a fase de vida em que está. É um encontro para todas as idades”, continua a presidente da sociedade científica.
“A CESPU considera fundamental a capacitação da comunidade académica e civil nesta área. A realização do RITMO na Instituição, em parceria com a SPLS, é uma mais-valia para o ensino em saúde e permitirá aos estudantes, colaboradores e à comunidade em geral um momento experiencial sensibilizando e capacitando para os estilos de vida saudáveis promovendo o bem-estar físico e mental”, refere Sara Lima, do Departamento de Ciências da Saúde da CESPU.
O evento é aberto ao público, gratuito e não necessita de inscrição prévia. A programação completa, onde constam os horários, local das atividades e entidades participantes, pode ser consultada aqui.