Europacolon promove Peditório Público no Norte do País
“Este primeiro peditório público da Europacolon tem dois objectivos primordiais. Pretendemos recolher fundos para continuar o nosso trabalho junto dos doentes e, simultaneamente, alertar e consciencializar a população para o cancro do intestino, uma doença que se previne e trata, se diagnosticada precocemente”, afirma Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal.
O peditório decorre em várias cidades, das 10h às 19h, e a Associação conta com o apoio dos Bancos de Voluntariado das Câmaras Municipais, agrupamentos de Escuteiros e Guias de Portugal.
“Estas iniciativas são fundamentais, pois só assim conseguimos continuar a lutar contra uma doença que mata cerca de 4.000 portugueses por ano”, conclui Vítor Neves.
Durante os três dias de peditório, a população do norte do país pode contribuir para a Europacolon quando abordada pelos voluntários devidamente identificados.
AEuropacolon Portugal - Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino é uma Associação sem fins lucrativos que promove a prevenção do cancro colo-rectal, difundindo o conhecimento da doença e os seus sintomas, apoiando os pacientes, familiares/cuidadores, na área psico-emocional, no esclarecimento dos seus direitos e criando parcerias com a comunidade médica em tudo o que a esta patologia se refira.
O cancro colo -rectal é a terceira causa de morte por cancro em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 694 mil mortes a cada ano. O relatório GLOBOCAN 2012 da Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC) revela que o cancro colo rectal é a terceira forma mais comum de cancro nos homens (746 mil casos, 10% do total) e a segunda forma mais comum nas mulheres (614 mil casos, 9,2% do total) em todo o mundo.
Em Portugal o cancro colo-rectal é o tumor maligno com maior incidência (14,5%) e afecta de igual modo homens e mulheres. Anualmente surgem cerca de 7000 novos casos e morrem mais de 3000 pessoas com a doença, sendo actualmente esta a principal causa de morte por cancro.
A Europacolon vai estar nas seguintes cidades:
• Distrito de Bragança (Mogadouro, Município de Vila Flor e Freixo de Espada a Cinta, Alfandega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Torre de Moncorvo, Vinhais);
• Distrito de Vila Real (Município de Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Murça, Mondim de Bastos);
• Distrito de Viana do Castelo (Município de Viana do Castelo e Caminha, Ponte da Barca, Valença e Monção);
• Distrito de Braga (Município Vila Nova de Famalicão, Esposende, Braga, Vila Verde,
• Distrito do Porto (Porto, Vila Nova de Gaia, Valongo, Vila do Conde, Povoa de Varzim, Paços de Ferreira, Trofa, Gondomar, Penafiel e Marco de Canaveses).