Com sessões de apoio gratuitas para Cuidadores Informais

Europacolon lança Portal dedicado a Cuidadores Informais: ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’

A Europacolon Portugal lança o Portal ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’, para pessoas que cuidam de entes queridos com doenças oncológicas. A 1ª sessão de apoio realiza-se no dia 29 de maio, sob o tema “Como lidar com a minha incerteza no dia-a-dia?”.

Ser Cuidador é uma atividade importante, desafiante e emocionalmente desgastante. Em 2020, foi realizado um inquérito junto de 1.800 Cuidadores Informais em Portugal e avaliadas as suas necessidades sentidas e não resolvidas.

Os resultados demonstraram que 90,5% dos Cuidadores Informais gostava de ter mais tempo para si próprio e 64,6% considera que necessita de apoio social.

51,4% dos Cuidadores Informais presta apoio aos pais e 43,2% diz ter falta de preparação para o desempenho da sua atividade como Cuidador.

Tendo por base estas dificuldades encontradas, urge capacitar os Cuidadores Informais! Neste sentido, a Europacolon Portugal lança um novo portal online para prestar aconselhamento e apoio a pessoas que cuidam de entes queridos com doenças oncológicas.

“Ser doente oncológico afeta a capacidade de autocuidado, surgindo a dependência física e mental e a necessidade de Cuidadores formais ou informais.

Capacitar os Cuidadores Informais dos doentes oncológicos promove o aumento de conhecimento técnico, o bem-estar psicológico e contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos os intervenientes.

Com tanta informação disponível é, por vezes, difícil saber por onde começar. No Portal Connect reunimos uma lista de Recursos Úteis e Perguntas Frequentes, para que possa aceder facilmente a informação relevante, tudo num só local. Aqui os cuidadores encontram uma verdadeira comunidade, onde é possível conhecer pessoas que passam por uma experiência semelhante”, explana Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal.

O Portal ‘Connect, Cuidar dos Cuidadores’, possibilita a formação calendarizada, com várias valências: Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Oncologia Médica, Área social, Ostomias, faculta ainda informação especializada e outros recursos úteis.

No âmbito deste projeto vão realizar-se sessões de esclarecimento sobre os mais variados temas, sendo que a primeira sessão vai decorrer já no próximo dia 29 de maio.

Sob o tema “Como lidar com a minha incerteza no dia-a-dia?”, esta sessão vai realizar-se por via Zoom, às 16h00, sendo facilitada pelo Psicólogo Clínico, André Louro.

As inscrições são feitas aqui: https://cuidadores.europacolon.pt/como-lidar-com-a-minha-incerteza-no-dia-a-dia/

Fonte: 
Mrs Partner
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Europacolon Portugal