Fenetilaminas, triptamina e cantinonas sintéticas

Estudo releva consumo de novas substâncias psicoativas em Portugal

Dados do inquérito europeu online sobre Drogas revelam que o consumo de novas substâncias psicoativas (NSP) em Portugal acontece, maioritariamente, em homens entre os 18 e os 24 anos, que frequentam ou já concluíram o ensino superior, e são empregados por conta de outrem a tempo inteiro.

A amostra de consumidores em Portugal, constituída por 155 indivíduos, indica que o tipo de NSP mais consumidas são pó/cristal/pastilhas, sendo que as substâncias mais frequentemente consumidas são fenetilaminas, triptamina e cantinonas sintéticas.

O estudo realizou-se através de um questionário de autopreenchimento entre março e maio de 2021 e foi promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Dirigido a utilizadores de drogas com 18 ou mais anos, foi promovido em cerca de 30 países europeus, entre os quais Portugal, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

O inquérito online europeu sobre drogas tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os padrões de utilização de drogas ilícitas, visando a melhor adequação das políticas públicas.

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik