Estudo reflete sobre condições de financiamento da saúde em Portugal
A Fundação Farmafactoring lança hoje o estudo “Desafios e Oportunidades do Sistema de Saúde Português” que reflete sobre os principais dados em saúde que marcam o modelo organizativo e de gestão da saúde em Portugal.
Em estreita colaboração com a Fundação Farmafactoring, o BFF Banking Group – banco europeu líder em serviços financeiros especializados de gestão e aquisição sem recurso de créditos comerciais sobre as Administrações Públicas, securities services e gestão de pagamentos - promove este caderno de investigação no âmbito do seu compromisso com a divulgação de conteúdos, investigações e atividades que têm um impacto direto sobre as empresas e o funcionamento do sistema público, de modo a potenciar um debate de âmbito internacional para a partilha de melhores práticas em gestão da saúde na Europa.
Este relatório conta assim com a coordenação científica do Professor Vicenzo Atella, e foi desenvolvido em colaboração com Eduardo Costa, economista e investigador da Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center e Research Fellow na Lancaster University.
O estudo debruça-se sobre quatro eixos de análise: as características-base da construção do sistema de saúde português; modelo de financiamento e sustentabilidade financeira do SNS; reformas necessárias ao sistema e, por último, uma reflexão sobre os mais atuais desafios do sistema de saúde em Portugal.
Vicenzo Atella, coordenador científico da Fundação Farmactoring, comenta a propósito do estudo: “É importante olharmos criticamente para os vários modelos de gestão em saúde na Europa para entendermos quais as reformas estruturais necessárias para fazer face aos presentes desafios. Na Fundação Farmafactoring dedicamo-nos precisamente a construir estas análises e estudos com vista a apoiar a sociedade, os centros de decisão e os stakeholders a desenvolverem planos de reforma eficientes”.
Sobre o estado da saúde em Portugal, o investigador Eduardo Costa, acrescenta: “Ao longo das últimas décadas, o sistema de saúde português permitiu uma extraordinária evolução ao nível dos indicadores de saúde. Apesar disso, o sistema de saúde português enfrenta hoje desafios significativos ao nível da sua organização e do seu financiamento. O acesso a cuidados de saúde é ainda um desafio, a par do equilíbrio entre o SNS e o setor privado (lucrativo ou não lucrativo). Neste estudo descrevemos e contextualizamos os desafios que o sistema de saúde português enfrenta e discutimos potenciais oportunidades para robustecer o sistema de saúde do futuro.”
No que diz respeito ao investimento em saúde em Portugal, Nuno Francisco, Head of Portugal do BFF Banking Group, destaca: “Contamos com um serviço nacional de saúde que tem imenso potencial de evolução e de desenvolvimento. Contudo, é fundamental entender o investimento em saúde pública como eixo fundamental do desenvolvimento social e humano e reforçar a capitalização deste sistema, apresentando mais e melhores recursos.”
A publicação do presente caderno de investigação precede a comunicação oficial do estudo internacional comparativo dos vários sistemas de saúde na Europa que será lançado a finais de novembro de 2021. Este projeto é uma investigação do BFF Banking Group - comissionada à Fundação Farmafactoring - para uma análise detalhada das principais tendências em saúde nos países em que o Grupo bancário opera. Este projeto terá este ano a sua 3ª edição.