Estudo nacional alerta par ao uso de corticoides na Doença Inflamatória do Intestino
O estudo “Impacto do uso de corticosteroides na qualidade de vida dos doentes com DII”, desenvolvido pela consultora MOAI para a Johnson & Johnson Innovative Medicine, concluiu que 27% dos doentes inquiridos reportaram um uso prolongado, recorrendo a uma utilização contínua com diferentes doses ao longo do tempo. Os doentes que indicaram utilizar corticosteroides por mais de 3 meses, pelo menos uma vez por ano, reportaram níveis superiores nas suas limitações (dimensões pessoal, social, profissional, parental e conjugal) do que aqueles que referiram utilizar corticosteroides até 3 meses (44% versus 32%).
19% dos doentes diz não ter conhecimento sobre os efeitos do uso de corticosteroides a longo prazo. Quase metade dos inquiridos (49%) referiu o impacto psicológico negativo decorrentes dos efeitos dos corticosteroides, de onde se destacam a ansiedade (63%), tristeza (54%), desconforto (47%), e isolamento social (38%). Este impacto psicológico é ainda mais acentuado naqueles que reportaram um uso prolongado (55% vs 44%), considerando-se uso prolongado a utilização por um período superior a 3 meses.
O impacto da utilização de corticoesteroides, reflete-se no estudo através do absentismo laboral e escolar. 42% dos doentes em utilização prolongada e 32% dos doentes com utilização de corticoesteroides inferior a 3 meses, reporta ter faltado ao local de trabalho ou à escola, traduzindo-se num impacto negativo para a sua produtividade.
Este estudo compreendeu a implementação de um questionário desenhado com base na literatura científica, previamente validado por um gastroenterologista português e duas Associações de Doentes e Cuidadores de Pessoas com DII: a ACCP – Associação Crohn-Colite Portugal e APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, que divulgaram o estudo junto dos seus associados. De um total de 501 participantes, foram considerados 437 doentes com DII, que tomam ou tomaram corticosteroides para a DII ou outras complicações.