Apresentação dia 23 de setembro

Estudo avalia conhecimento dos portugueses sobre DPOC

Em antecipação do Dia Mundial do Pulmão, que se assinala a 25 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia apresenta, no dia 23 de setembro, pelas 15h00, na sua sede, em Lisboa, os resultados de um estudo de notoriedade realizado numa amostra de 1500 portugueses, com o objetivo de avaliar os conhecimentos da população sobre aquela que é a terceira principal causa de morte em todo o mundo.

O estudo, conduzido pela Spirituc, revela que mais de 70% dos portugueses nunca ouviu falar de DPOC e que, mesmo no subgrupo de fumadores, há um grande desconhecimento sobre a doença, fatores de risco, sintomas, método de diagnóstico e impacto na qualidade de vida e na mortalidade. Foi concluído que a perceção da gravidade desta doença pela população não corresponde de todo à realidade com 8% dos inquiridos a considerar que a DPOC não provoca morte.

Cumprindo a sua missão de informar e sensibilizar a população para as doenças respiratórias, a SPP lançou a campanha DPOQuê?, que conta com a colaboração de Herman José. Com a divulgação de um vídeo de sensibilização e a distribuição de cartazes por várias cidades do país, pretende-se, com esta campanha, não só alertar para as principais causas da doença – entre as quais se incluem o tabaco e a exposição à poluição atmosférica – como para os seus principais sintomas:  falta de ar, tosse, cansaço e limitação física para a realização de tarefas simples quotidiano.

 

 

 

 

Fonte: 
RX Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock