Estudo alerta para prevalência de casos de Hepatite B e C na Europa
Em termos geográficos, a Europa Central e Oriental apresentaram taxas de mortalidade mais elevadas para a cirrose relacionada com o vírus da hepatite B e o cancro do fígado, enquanto a hepatite C apresentou uma maior prevalência e taxa de mortalidade por cancro do fígado na Europa Ocidental. Estes dados realçam a necessidade de melhorar os programas de rastreio e despistagem, e a importância dos programas de vacinação para prevenir a infeção por hepatite B e de acesso ao tratamento a preço acessível para as hepatites B e C.
Nuno Taveira, professor catedrático da Egas Moniz School of Health & Science, refere que “a investigação pretende oferecer uma visão crítica e exaustiva sobre a mortalidade, prevalência, incidência e anos de vida ajustados por incapacidade da hepatite aguda, cirrose e outras doenças crónicas do fígado. Embora tenham sido feitos alguns progressos na gestão destas infeções, persistem desafios significativos, incluindo o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, e é necessário priorizar os esforços de prevenção e controlo da doença”.
Reconhecendo a qualidade científica e pedagógica dos seus contributos, a Egas Moniz School of Health & Science foi recentemente considerada a melhor universidade privada portuguesa no Ranking de Inovação, pela SCImago Institution Rankings. Para além disso, foi também reconhecida como primeira classificada no contexto dos ODS 1 e 3, respetivamente Saúde de Qualidade e Erradicar a Pobreza, entre as instituições de ensino privadas do país e como segunda no ranking nacional, no Impact Ranking do Times Higher Education.