ESTeSC-IPC reconhecida como EcoCampus
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/estesc_0.jpg?itok=W1i9uJmq)
Esta é a primeira edição do FEE EcoCampus, um programa suplementar ao projeto Eco-Escolas, que promove a melhoria contínua da gestão ambiental das instituições de ensino superior, planeando e monitorizando ações que envolvam todos os serviços e valências do Campus, assim como a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local. Coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education, o projeto envolve as diversas valências do campus, promovendo uma avaliação, identificação e implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade e monitorização das instalações e serviços dos campi.
“A ESTeSC-IPC reforça o seu papel de pioneira, no nosso país, com este reconhecimento”, assume o docente Hélder Simões, que, a par com a docente Cristina Nazaré, coordena o projeto na ESTeSC-IPC. “O EcoCampus promove um pensamento transformador e ajuda a aprimorar os curricula e unir toda a instituição em torno de algo tão importante como a Educação para a Sustentabilidade”, explica.
Recorde-se que a ESTeSC-IPC foi, em 2009, a primeira instituição de ensino superior a ser distinguida com a Bandeira Eco-Escolas – galardão que será necessário renovar anualmente para manter o estatuto de EcoCampus. “Ter sido a primeira Eco-Escolas do Ensino Superior é muito responsabilizante, quer do ponto de visto interno, quer pelo impacto externo que tivemos, que incentivou instituições congéneres a aderir ao programa”, assume Hélder Santos, recordando que, ao longo dos últimos 14 anos, a Escola tem desenvolvido uma cultura para a sustentabilidade, com ações com impacto no dia-a-dia da instituição.
A cerimónia de entrega do galardão FEE EcoCampus está agendada para outubro.