ESTeSC-IPC inaugura cozinha laboratorial
Com um novo layout e novos equipamentos, a renovada cozinha laboratorial permitirá melhorar a qualidade do ensino ministrado na Escola, nomeadamente nas aulas práticas dos quatro anos de licenciatura em Dietética e Nutrição (Gastronomia Molecular, Química Alimentar, Nutrição Entérica e Parentérica, entre outras). Além da reorganização e aumento do número de bancadas de trabalho, o laboratório foi reforçado com novos equipamentos (como é exemplo um forno convector) e utensílios que permitem melhorar o seu potencial pedagógico, num investimento total de 50 mil euros.
“O estudo da Nutrição pressupõe uma compreensão alargada do alimento e dos processos que influenciam o seu valor nutricional, com impacto na promoção da saúde, prevenção ou tratamento da doença”, explica o docente coordenador da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSC-IPC, João Lima. A par da “sólida formação teórica” ministrada pela Escola, é essencial, sobretudo no modelo de ensino politécnico, garantir a “contextualização e exemplificação prática” dos conteúdos abordados, reforça.
Com este investimento, a ESTeSC-IPC fica ainda com capacidade para aumentar a oferta formativa destinada à população em geral e aos a profissionais de saúde em particular, contribuindo para a melhoria da sua prática profissional e reconhecimento do potencial da Nutrição na prevenção e tratamento da doença.
A cerimónia de inauguração da cozinha laboratorial conta com a participação da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento. Na sessão, será homenageada a precursora da formação em Dietética e Nutrição na ESTeSC-IPC, Helena Saldanha. Reconhecida docente e investigadora nos campos da Nutrição e da Geriatria, Helena Saldanha foi, entre outros cargos, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, e membro da Geriatric Medicine Section of the European Union of Medical Specialists.