Bolsa de investigação no campo da imunoterapia anunciada no evento organizado pela APCL

Especialistas refletem sobre o potencial da imunoterapia nas doenças hemato-oncológicas

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em pareceria com a BataZu Family, vai realizar uma conferência dedicada à imunoterapia, com especialistas de renome do panorama nacional e internacional,, nas áreas da hematologia e oncologia. O evento, direcionado a profissionais de saúde que lidam com este tipo de patologia, terá lugar no Lumen Hotel de Lisboa, no dia 23 de março de 2024, entre as 09h00 e as 17h00, e oferece uma oportunidade única para os especialistas refletirem e debaterem sobre a imunoterapia, partilhando as mais recentes informações neste campo, com destaque para o tratamento com células CAR-T.

A conferência conta com palestras e mesas redondas compostas por especialistas reconhecidos para refletir sobre a imunoterapia, bem como espaço para perguntas com os convidados especiais. O programa do evento abre com duas apresentações, a primeira de Arnon Nagler, Presidente do Centro de Hemato-Oncologia do Sheba Medical Center de Israel,  sobre os dilemas do transplante alogénico de células estaminais hematopoiéticas após células CAR-T e a segunda é realizada por Didier Blaise, Chefe do Departamento de Hematologia e Terapia Celular do Instituto Paoli-Calmettes de Marselha (França), que fornecerá informações detalhadas sobre as opções para combater linfomas recidivante/refratário após tratamentos com células CAR-T. A sessão da tarde arranca com J. Chang, Presidente do Instituto Médico Geno-Imune de Shenzhen (China), irá falar sobre o passado, presente e futuro das terapias celulares com células CAR-T, de seguida o Diretor do Instituto de Hematologia e Oncologia do HCP, Álvaro Izpizua, falará  aprofundadamente sobre as células CAR-T.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a uma mesa redonda sobre os resultados nacionais das terapias celulares em Portugal, onde especialistas do Instituto Português de Oncologia (IPO) e do Hospital Santa Maria vão debater o estado destas terapêuticas em Portugal. No final da conferência, a Fundação BataZu Family irá lançar uma bolsa de investigação que tenciona apoiar um projeto que promova o desenvolvimento destes tratamentos em Portugal.

A ideia do evento e a criação da bolsa de investigação partiram de Tomás Lamas, médico intensivista, que procurou por todo o mundo uma solução para salvar a vida do filho, que vivia uma leucemia rara. A família juntou em poucos dias 350 mil euros para um tratamento inovador, no entanto o menino acabaria por não resistir ao tratamento na China. Com parte do montante angariado, Tomás Lamas decidiu criar uma bolsa de forma a incentivar a investigação no campo da imunoterepia em Portugal.

A conferência procura ser uma oportunidade de aprendizagem e de promoção do conhecimento sobre esta área, oferecendo um suporte eficaz a doentes e cuidadores. Neste evento, a APCL tem como  parceiro a BataZu Family e conta com o apoio da Gilead e da Novartis.

Fonte: 
Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock