Talk “Bronquiolites? Longe do meu bebé!” decorre dia 29 de outubro

Especialistas querem desmistificar o Vírus Sincicial Respiratório

Com a chegada da estação mais fria, chega também a maior propensão ao desenvolvimento de infeções respiratórias nomeadamente causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR ou RSV, sigla em inglês), que afeta mais frequentemente bebés e idosos, pelo seu sistema imunitário mais fraco. Para aumentar o conhecimento sobre o RSV, o seu impacto e medidas gerais de prevenção, a Sanofi, em colaboração com a RFM, organiza, no próximo dia 29 de outubro, a Talk “Bronquiolites? Longe do meu bebé!”, às 21horas, no Youtube da RFM.

No que respeita às crianças, o RSV é responsável pela maioria dos internamentos por bronquiolite aguda e é a causa mais comum de hospitalização.

Para falar sobre este tema, Inês Andrade, locutora da RFM, estará à conversa com o pediatra Manuel Magalhães, com Miguel Arriaga, Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, da Direção Geral da Saúde e com a atriz e mãe Sofia Arruda, que já passou por uma situação de bronquiolite com um dos seus filhos.

Esta iniciativa de sensibilização para a infeção por RSV tem como objetivos disponibilizar informação credível e de qualidade sobre o vírus; proporcionar uma compreensão mais profunda do impacto do RSV na sociedade e nas famílias; construir uma comunidade de pais, educadores e prestadores de cuidados mais informada, com maior conhecimento sobre este vírus, capacitando-os a partilhar as suas experiências e a tomar medidas para ajudar na prevenção e educação sobre o RSV junto da sociedade.

Apesar do elevado número de casos de RSV registados a cada ano, este vírus ainda é muito desconhecido para a maioria dos pais, que estão mais familiarizados com o termo bronquiolite do que com o nome do próprio vírus.

Fonte: 
Sanofi Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sanofi Portugal