Exchange Hypophosphatemia 2022

Especialistas nacionais e internacionais juntos pelo XLH em Lisboa

Contando com a presença de vários palestrantes nacionais e internacionais, decorre hoje, 23 de setembro, no hotel Tivoli Oriente, a reunião Exchange Hypophosphatemia 2022.

Este encontro, que conta com a coordenação e moderação da especialista em Nefrologia Pediátrica do hospital Dona Estefânia, pretende abordar questões como a gestão e o diagnóstico de doentes com Hipofosfatémia ligada ao cromossoma X (XLH).

O que é o Raquitismo Hipofosfatémico ligado ao X ou o paradigma no tratamento desta patologia estão entre os temas apresentados nesta sessão, que conta ainda com a colaboração da ANDO - Associação Nacional de Displasia Ósseas que traz à conversa a perspectiva de um doente com XLH .

Entre os oradores encontram-se os especialistas André Travessa, do Serviço de Genética Médica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte; Cintia Correia, da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Centro Hospitalar do Centro Hospitalar Universitário de São João; Clara Gomes da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra; Helena Pinto da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João; Marta Pereira do Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e Pedro Arango do Serviço de Nefrologia Infantil do Hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona.

O raquitismo hipofosfatémico ou XLH (do inglês X-linked hypophosphatemia) é uma doença hereditária que cursa com perda renal de fósforo, levando a deformidade óssea. Trata-se de uma doença rara, progressiva e para toda a vida.

 

Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay