Especialistas Nacionais e Internacionais debatem Doenças inflamatórias tipo 2
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/sick-woman-sit-on-bed-feel-unhealthy-blowing-running-nose-ill-young-woman-suffering-from-rhinitis-snuffles-having-respiratory-infection-get-flue-need-medication.jpg?itok=4YZBW2HX)
António Damásio, um dos mais importantes cientistas do mundo, irá dar início a dois dias de debate sobre a Inflamação tipo 2, abordando os mais recentes temas e desenvolvimentos no tratamento destas doenças, sob o mote “We chase the miracles of science to improve people’s lives”.
No segundo dia, Ana Rossi abordará a complexidade da inflamação tipo 2, seguindo-se a intervenção de Isabel Lourinho para falar sobre os doentes portugueses e o impacto da doença, decorrendo posteriormente um debate sobre estes temas. Da parte da manhã, a discussão será sobre asma, dermatite atópica e rinossinusite crónica com polipose nasal, com a participação de Fabio Ricciardolo, Cláudia Loureiro, Paulo Varela, Maria João Paiva Lopes, Joaquim Mullol, Luisa Azevedo e Ana Reis Ferreira. Haverá também espaço para discutir o valor económico das novas terapêuticas aprovadas em Portugal para as doenças associadas à Inflamação tipo 2 e no final uma mesa redonda com Joaquin Mullol, Fabio Ricciardolo e Stephan Weidinger, moderada por João Fonseca.
A inflamação tipo 2 presente no nosso sistema imunitário pode responder de forma excessiva perante alérgenos ou outros fatores desencadeantes. Uma resposta que tem um papel determinante nas doenças inflamatórias como a dermatite atópica e a asma; assim como para a rinossinusite crónica com polipose nasal (RSCcPN), a esofagite eosinofílica (EoE) ou algumas alergias alimentares.
As pessoas portadoras de uma doença inflamatória tipo 2 têm maior risco de conviverem com outra patologia da mesma classe e, apesar de serem normalmente diagnosticadas pela primeira vez na infância, estas doenças podem desenvolver-se em qualquer idade e afetar as pessoas durante vários anos ou até mesmo a vida toda.
“Desde a sua primeira edição que o Fórum Type 2 Inflammation tem sido um evento extremamente importante para médicos especialistas. Neste encontro de pares, é possível conhecerem as novidades sobre as doenças da inflamação tipo 2 e debaterem as suas perspetivas de futuro nesta área. A Sanofi tem uma grande aposta de investigação nesta área, tendo conseguido já este ano financiamento por parte do Infarmed de um medicamento para o tratamento de várias patologias”, afirma Tânia Rocha, Therapeutic Area Lead Immunology, da Sanofi.