Especialistas explicam como recém-mamãs podem conciliar a rotina com o primeiro ano de vida do bebé
Para apoiar as famílias, em particular as grávidas e recém-mamãs, a conciliarem as suas rotinas com primeiro ano de vida do bebé, as Conversas com Barriguinhas vão organizar duas sessões online com palestras e aulas práticas, que contam com a participação de especialistas em Saúde Pediátrica e Materna.
Na primeira sessão, agendada para 6 de março, às 21h00, os pais vão aprender a fazer massagens ao bebé para o alívio das cólicas. Esta e outras dicas para aliviar as dores de barriga no bebé serão partilhadas pela psicóloga pediátrica Clementina Almeida, da ForBabiesBrain. Além disso, as enfermeiras especialistas em saúde infantil e pediatria, Ana Gaspar e Diana Calaia, da Aventura do Cuidar, vão explicar de que forma podem os pais monitorizar a saúde do seu bebé, evitando preocupações e idas desnecessárias ao médico.
E porque esta sessão também é dedicada à saúde da grávida, a fisioterapeuta pélvica Rita Avelino, estará presente para demonstrar vários hábitos posturais saudáveis que as mulheres devem adotar durante o período da gestação.
Já na sessão do dia 13 de março, a fundadora o projeto MOMM, Inês Freitas, vai partilhar dicas para que as futuras mamãs possam cuidar de si no pós-parto, conciliando a sua vida com a nova rotina da maternidade. Ainda sobre os cuidados pessoais, a consultora de imagem e estilo Cristiana Silva vai partilhar ideias de looks com as grávidas, lembrando a importância que a autoestima pode ter no bem-estar da mulher durante a gestação.
E porque o movimento é essencial para uma gravidez saudável, sendo também uma excelente forma de preparar o corpo da mulher para o trabalho de parto, a personal trainer Sandra Sousa vai dinamizar uma aula prática de fitball, com exercícios que podem ser feitos com a bola.
Por fim, Marta Batista, técnica de laboratório da Crioestaminal mostra-lhe onde ficam guardadas as Células Estaminais do Cordão Umbilical dos bebés numa visita guiada pelo maior laboratório de células estaminais da Península Ibérica. As células estaminais do cordão umbilical, só podem ser colhidas no momento do parto, e são úteis no tratamento de mais de 90 doenças.
Nestas sessões, uma das grávidas participantes irá receber uma mala de maternidade com produtos dos parceiros da iniciativa.
As inscrições estão disponíveis nas plataformas.