Amanhã às 15h00

ESEnfC reflete sobre 40 anos da infeção VIH

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)/Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem organiza, amanhã, o “1º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida: um percurso de 40 anos”.

O evento científico, em formato online, que se enquadra nas comemorações do Dia Mundial da luta contra a Sida (1 de dezembro) e no compromisso dos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicação da epidemia de VIH até 2030, envolve docentes, clínicos e estudantes, que vão refletir sobre prevenção, investigação, prática da medicina e intervenção comunitária, nos 40 anos da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (1981-2021).

Com a sessão de abertura marcada para as 15h00 – com as intervenções da Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, e da coordenadora do Centro Colaborador da OMS para a Prática e Investigação em Enfermagem, Ananda Maria Fernandes –, o encontro prossegue, 15 minutos depois, com a mesa-redonda “Contributos da investigação para as políticas de saúde”.

"Barreiras de acesso ao teste de HIV, enfrentadas por homens que fazem sexo com outros homens" (por Laelson Rochele Milanês de Sousa, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo), "A infeção VIH depois dos 50 anos" (por Renata Karina Reis, também da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP), "Políticas públicas e epidemiologia da infeção VIH ao longo de 40 anos (1981 - 2021)" (por Aliete Cunha Oliveira, da ESEnfC) e "Apresentação de projeto de extensão a implementar na ESEnfC" (por Ana Paula Camarneiro, igualmente da ESEnfC) são os títulos das comunicações deste painel.

Segue-se, pelas 17h00, a mesa-redonda “Prevenção combinada”, que traz para o debate as temáticas d’"A consulta de enfermagem de profilaxia pré-exposição (PrEP)", das "Tecnologias cuidativo-educaconais para prevenção do VIH" e da "Sexualidade humana numa perspetiva evolucionista". Apresentadas, respetivamente, por Cristiana Gomes (CHUC Unidade de Infeciosas), Alexsandra Feijão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Pedro Urbano (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra).

Ainda no âmbito desta mesa, será apresentado o blog AMAR (TE), elaborado no contexto de um ensino clínico feito por finalistas de Enfermagem da ESEnfC numa escola secundária. A apresentação estará a cargo de Sofia Melo dos Santos, Maria Amaral Gomes e Maria Inês Fernandes.

O “1º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida: um percurso de 40 anos” termina pelas 19h30, com a sessão de encerramento na responsabilidade de Aliete Cunha Oliveira e Margarida Moreira da Silva, docentes na ESEnfC.

Mais informações no sítio do evento científico na Internet, em www.esenfc.pt/event/RepensarVIHSida2021

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock