ESEnfC organiza workshop sobre “Desafios de comunicação em situações complexas”
Dinamizado pela professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Adriana Coelho, e pela enfermeira Ana Rocha (Unidade de Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra), também assistente convidada na ESEnfC, este curso pretende promover o desenvolvimento de «capacidades comunicativas que contribuem para práticas de cuidados de saúde mais eficazes e gratificantes».
Dirigido a estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, o workshop, previsto amanhã à tarde (14h00 - 18h00), na sala de reuniões do Polo B (edifício da ESEnfC em São Martinho do Bispo), tratará de assuntos como os princípios gerais da comunicação em situações complexas, os “protocolos de intervenção”, as necessidades espirituais e a “gestão da esperança”.
«A comunicação é um instrumento básico de enfermagem, que interfere diretamente na prestação de cuidados individualizados, eficazes e de alta qualidade, influenciando, designadamente, a recuperação do doente, diminuição do sofrimento, esperança realista ou adesão ao tratamento. Em situações complexas, a comunicação deve ser desenvolvida com base na necessidade de informação, preocupações e expectativas do doente. Não se rege por padrões pré-estabelecidos a não ser o princípio de que cada doente, familiar, acompanhante e profissional é único e reflete o seu contexto cultural, social e espiritual», lê-se na página de apresentação do workshop na Internet.