Entre 4 e 8 de abril

ESEnfC comemora Dia Mundial da Atividade Física com iniciativas durante toda a semana

Uma caminhada num dos polos da instituição, um seminário realizado pela Internet e algumas “sessões experimentais” de pilates, aeróbica, ioga e ginástica de manutenção, constituem o essencial de uma semana de iniciativas da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), no contexto do Dia Mundial da Atividade Física, que se comemora na próxima quarta-feira, 6 de abril.

Este conjunto de atividades, entre os dias 4 e 8 de abril, e que compreende ainda vários momentos de sensibilização sobre os benefícios do exercício físico, enquadra-se num programa mais vasto, de promoção da comunidade educativa na vida da Escola, no âmbito do plano estratégico da ESEnfC em vigor até 2024.

Para o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) está agendado, a partir das 14h00, o webinar "Atividade física e promoção da saúde". Neste seminário serão apresentados exemplos de intervenções de Enfermagem no desenvolvimento da atividade física, falar-se-á sobre o impacto da COVID-19 nos níveis de atividade física e, também, sobre os hábitos de atividade física na comunidade académica da ESEnfC.

Segue-se, nesse mesmo dia, a partir das 16h00 (check-in e entrega de kits de participação), a caminhada, nos jardins do Polo B da Escola, em São Martinho do Bispo.

«A atividade física é essencial ao equilíbrio físico e psicológico», mas «Portugal é um dos países com níveis mais baixos de atividade física, o que deve preocupar as entidades e organizações nacionais e a população no geral», lê-se na apresentação do programa de atividades preparado pela ESEnfC para comemorar este dia mundial.

Os organizadores destas atividades comemorativas referem que «as Orientações da União Europeia para a Atividade Física, a Estratégia Europeia para a Atividade Física 2016-2025, aprovada pela Organização Mundial de Saúde, e a Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-Estar 2016-2025, reconhecem a importância da promoção de um estilo de vida saudável na prevenção das doenças crónicas não transmissíveis e os seus efeitos benéficos em muitas doenças, perspetivando o “exercício como medicamento” (DGS, 2016, p. 10)».

«Também o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física», prossegue o texto de base a este evento comemorativo, «definiu como objetivos, no que se refere à atividade física, aumentar a literacia, a valorização e participação da população, capacitar os profissionais de saúde, incentivar ambientes facilitadores de atividade física, nomeadamente no trabalho, na escola/universidade, entre outros contextos de vida, e promover a vigilância da atividade física e boas práticas nesta área».

Mais informações em www.esenfc.pt/event/atividadefisica

 

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay