Escolas

Escolas devem preparar-se para o ensino à distância

De acordo com o ´Correio da Manhã´, o Ministério da Educação enviou orientações a todos os estabelecimentos de ensino para começarem a preparar o regime de ensino à distância.

Segundo a publicação, a tutela terá feito saber que “tendo as escolas, na preparação do ano letivo, previsto o funcionamento em regime não presencial, este deve estar preparado para poder ser ativado”.  

O email, que contou com a assinatura de João Miguel Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, explica ainda que, no sentido de apoiar o ensino online, “serão disponibilizadas plataformas de editoras, bem como outros recursos necessários, que já no primeiro confinamento as escolas tinham tido acesso”.

Isto significa que o ensino à distância poderá estar de regresso, uma medida que já está a preocupar pais e diretores escolares uma vez que dizem que o Governo não cumpriu todas as promessas para fazer com que as escolas tivessem todas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova fase.

Segundo o ‘CM’, as aulas online devem regressar no próximo dia 8 de fevereiro, para cerca de 200 mil alunos da Ação Social Escolar, sem a entrega dos recursos com os quais o Executivo se comprometeu.

“O regime não presencial está ativado há muito tempo, faltando, no entanto, a entrega dos recursos tecnológicos prometidos pelo Governo”, lamenta Arlindo Ferreira, diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, na Póvoa de Varzim, citado pelo jornal.

Recorde-se que o Governo decidiu na passada quinta-feira encerrar todos os estabelecimentos de ensino, a partir de amanhã e nos próximos 15 dias. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, depois da reunião com o Conselho de Ministros.

Em causa está a nova variante britânica da Covid-19, que segundo explicou Costa cresce de forma muito acentuada, atingindo agora 20% de prevalência, podendo chegar aos 60% “nas próximas duas semanas”.

Fonte: 
Executive Digest
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay