ENSP NOVA organiza conferência sobre o futuro da Saúde Pública
Portugal e o mundo enfrentam desafios complexos na área da saúde pública, agudizados pelo contexto pós-pandémico. Estes desafios incluem a necessidade premente de estabelecer estratégias eficazes para o controlo de futuras pandemias e emergências de saúde pública, bem como a gestão eficaz de doenças crónicas, a integração de inovações nos cuidados de saúde e a redução das desigualdades em saúde. Estes desafios, associados às crescentes expectativas da população em relação à sua qualidade de vida, evidenciam de forma inquestionável a urgência em reestruturar o paradigma atual de saúde pública. Esta realidade exige respostas ágeis, colaborativas e sustentáveis.
Reconhecendo que “os desafios na área da saúde pública são complexos e abrangentes”, Sónia Dias, Diretora da ENSP NOVA, defende que “a construção de um futuro saudável implica uma liderança partilhada, impulsionada por uma cultura de cocriação e inovação, para novos modelos de atuação com impacto positivo na saúde das populações e na sustentabilidade dos sistemas de saúde".
Neste sentido, a ENSP-NOVA lança o mote para a discussão de alguns dos temas centrais do futuro da saúde pública, como políticas e sistemas de saúde, comunidades saudáveis, liderança e inovação na força de trabalho, e novos modelos de colaboração na saúde publica. “Esta visão não é apenas uma aspiração”, assegura a Diretora da ENSP-NOVA, “é um compromisso firme que a Escola assume, com todos os parceiros, para um futuro mais saudável”.
A conferência terá início com uma sessão de abertura proferida por Joseph Figueras, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde e Professor Convidado da ENSP-NOVA, centrada nos "Desafios e Oportunidades para um Futuro Saudável". Os painéis seguintes contarão com a presença de reconhecidos líderes, especialistas, académicos e empreendedores, onde serão apresentadas recomendações críticas e pertinentes para orientar o futuro da saúde pública em Portugal. Este evento servirá de palco para gerar ideias transformadoras num contexto de saúde pública que reclama mudanças profundas, eficazes e sustentáveis.
Esta iniciativa compreende ainda a cocriação de um white paper, envolvendo ativamente mais de 50 organizações dos setores público, privado e da sociedade civil, e que servirá de guia estratégico para orientar uma trajetória evolutiva e inovadora da saúde pública em Portugal nos próximos anos. Procurará consensualizar recomendações, fornecer uma análise abrangente e reunir insights valiosos para a tomada de decisão em saúde pública.
Esta iniciativa tem o apoio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho e da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e a parceria da Sanofi, Meo Empresas, Medtronic, Johnson & Johnson, Novartis, Novo Nordisk e Real Life Technologies.
A participação na Conferência é livre, mas requer inscrição: https://leadingtheway.ensp.unl.pt/