Projeto conjunto das principais seguradoras de saúde

Empresas de referência unem-se para fundar a MovSaúde – Associação pela Prevenção da Doença Oncológica

No dia 21 de março, oficializou-se o lançamento da MovSaúde, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção da saúde e prevenção da doença oncológica, com foco no cancro digestivo. Este é um projeto conjunto das principais seguradoras de saúde, Associados Fundadores: Generali Tranquilidade, Grupo Ageas Portugal, Aegon Santander Não-Vida e Multicare.

Para fazer face aos problemas sociais mais críticos da sociedade portuguesa no que concerne à prevenção em saúde, é essencial mudar o sistema e começar a olhar para a cooperação entre empresas de uma forma claramente diferente e mesmo revolucionária. Ao unirem forças em prol da saúde pública, os Associados Fundadores dão movimento à mudança e querem liderar pelo exemplo, garantindo assim maior escala e impacto na forma como dão resposta à prevenção em saúde. 

A MovSaúde ambiciona ser uma associação de referência nacional na promoção da saúde e prevenção do cancro, nomeadamente o cancro colorretal, o 1º em número de novos casos e o 2º em número de mortes em Portugal, e incentivar a investigação. A prioridade nesta fase de arranque é o rastreio do cancro colorretal, para procurar reduzir o número de diagnósticos em estadios mais avançados e focando no diagnóstico precoce. 

Patrícia Ramalho, porta-voz da MovSaúde, sublinha: “A MovSaúde espelha o sentido de responsabilidade de várias entidades em acrescentar valor ao sistema de saúde em Portugal, apostando na prevenção e no diagnóstico precoce, promovendo a qualidade de vida. Acreditamos que estamos a criar um modelo diferenciador e de coesão que permitirá ainda influenciar a responsabilidade individual de cada cidadão para com a sua saúde, com benefício para o sistema no seu todo.” 

Para além dos Associados Fundadores, os Estatutos da MovSaúde preveem ainda mais duas categorias de Associados, promovendo a participação ativa multissetorial, assim como Parceiros Institucionais públicos e privados e Parceiros de Impacto Social. 

O rastreio do cancro colorretal, através de campanhas nacionais e diversas iniciativas locais, seguirá a metodologia preconizada atualmente pelo SNS e destina-se aos utentes em geral, não sendo necessário ter seguro de saúde. 

Consubstanciando o empenho na promoção da literacia dirigida a diversas faixas etárias e prevenção de norte a sul de Portugal, a MovSaúde pretende arrancar com cobertura em 85% dos concelhos do país já na fase inicial, incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores. 

Até ao final do primeiro semestre, a MovSaúde estará focada na captação de novos Associados e Parceiros, na expansão da rede e na realização de protocolos e parcerias. 

Fonte: 
MovSaúde – Associação pela Prevenção da Doença Oncológica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MovSaúde – Associação pela Prevenção da Doença Oncológica