Iniciativa lançada a nível mundial pela Digital Medicine Society (DiMe)

Empresa Portuguesa integra Projeto Internacional que vai mapear como é regulada a Saúde Digital pelo Mundo

A Portuguesa Complear está entre as principais entidades especialistas na área mundial da Saúde Digital a integrar uma iniciativa lançada a nível mundial pela Digital Medicine Society (DiMe) que vai mapear como é que esta área está a ser regulada nos vários países do mundo.

A Complear, associou-se à DiMe, em conjunto com um leque de entidades representantes de países como a Austrália, China, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros, para lançar o International Digital Regulatory Pathways, com parceiros como a Google, Abbvie, Universidade de Harvard ou a Digital Therapeutics Alliance.

Esta oportunidade surge após um trabalho inicial da DiMe no mercado dos Estados Unidos, durante o ano de 2022, contando como parceiros como a Google Health, Abbvie, Abbott, Janssen, entre outros, sendo agora lançada agora a extensão deste trabalho ao resto do mundo.

Agora, o objetivo é mapear o panorama internacional, e preparar um guia interativo que terá como missão ajudar os empreendedores a otimizar a sua estratégia regulatória a nível global. Desta forma pretende-se impulsionar o desenvolvimento de produtos de saúde digital confiáveis e de alta qualidade, e assim dar resposta às exigências dos doentes e ao mesmo tempo, dar respostas às necessidades das empresas inovadoras nesta área. O plano irá abranger as diversas áreas do globo, Ásia-Pacífico, na Europa e na América do Norte.

“Tendo a experiência do que é navegar sem grandes guias pelos regulamentos no desenvolvimento de novos software médicos, não podíamos deixar de contribuir para este trabalho único a nível mundial de tornar mais claro como se está a regular novas tecnologias digitais, a inteligência artificial em saúde, e criar uma base para se discutir como o podemos melhorar.” refere Célia Cruz, Diretora dos Assuntos Regulamentares da Complear. 

 

Fonte: 
Complear
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Digital Medicine Society (DiMe)