Emer Cooke

EMA pode aprovar a vacina contra a nova variante do Covid-19 em três ou quatro meses

O regulador de medicamentos da União Europeia poderá aprovar as vacinas Covid-19 adaptadas à nova variante dentro de três a quatro meses, se necessário, disse a responsável da agência, esta terça-feira, afirmando que as vacinas existentes continuarão a fornecer proteção.

Em declarações ao Parlamento Europeu, a diretora executiva da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Emer Cooke, disse que não se sabia se a indústria farmacêutica teria de ajustar as suas vacinas de forma a fornecer proteção contra a variante Ómicron, mas que a agência se preparava para essa possibilidade, avança a Reuters.

“Mesmo que a nova variante se espalhe, as vacinas que temos continuarão a fornecer proteção", disse.

Os seus comentários surgem depois que o CEO da Moderna fez soar os alarmes nos mercados financeiros, alertando que as vacinas não seriam tão eficazes contra a nova variante, detetada pela primeira vez na África Austral, como têm sido contra a versão Delta.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay