Editora LIDEL apresenta três novidades na área de Enfermagem
Enfermagem do Trabalho - Ciências da Enfermagem - Enfermagem - Grupo LIDELA obra “Enfermagem do Trabalho – 2ª Edição Atualizada e Aumentada”, com a coordenação e autoria de Elisabete Borges, Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto, aborda a importância da promoção da saúde dos trabalhadores, tendo em consideração as alterações que os locais de trabalho têm vindo a sofrer nos últimos anos pelos mais diversos fatores, como por exemplo: novas teorias de gestão e métodos organizacionais, mudança climática, sustentabilidade de recursos, digitalização, inovação e alterações demográficas.
Esta nova edição acompanha a evolução nesta área, aproveitando a oportunidade para rever e expandir conteúdos. Com o intuito de apoiar os diferentes ciclos de formação, a prática clínica e a investigação, foram acrescentados capítulos essenciais como "Emergências no local de trabalho" e "Plano de emergência no local de trabalho". Foram também atualizados todos os restantes tópicos.
A segunda novidade desta seleção diz respeito à área da neonatologia, mais precisamente à alimentação dos recém-nascidos. O livro “Competências Oro-Motoras do Recém-Nascido: Manual de Apoio à Alimentação Oral”, desenvolvido pelas especialistas em enfermagem de saúde infantil e pediatria, Ana Lúcia Brantes e Maria Alice Curado, pretende ser uma ferramenta útil e prática de apoio não só a todos os profissionais de saúde e estudantes que trabalham com recém-nascidos de termo e pré-termo e com os pais e famílias destes bebés.
“A alimentação oral é uma das atividades mais importantes para o recém-nascido pré-termo, durante o seu internamento na unidade neonatal, pelo que a sua introdução de uma forma equilibrada e segura é um passo crítico, com impacto positivo demonstrado na sobrevivência, no crescimento e no desenvolvimento da criança", escreve Enfermeira Sónia Semião na Nota Prévia do livro Competências Oro-Motoras do Recém-Nascido.
Este manual baseia-se na literatura científica atual e, através de uma linguagem clara e objetiva, aborda os principais aspetos a ter em consideração na alimentação oral do recém-nascido, nomeadamente o desenvolvimento oro-motor, os reflexos orais, as diferentes intervenções oro-motoras e as técnicas de alimentação. A par disso, promove uma alimentação oral segura e prazerosa, tanto para o recém-nascido como para a sua família, com recurso às intervenções mais adequadas ao processo de desenvolvimento das competências oro-motoras.
Por último, num contexto mais geral surge o livro “Preparação de Terapêutica Farmacológica: Manual Prático para Enfermeiros”, escrito por André Ferreira, especialista em enfermagem comunitária pela Escola Superior de Saúde Atlântica.
Esta obra é uma ferramenta técnica apropriada à linguagem e ao contexto da enfermagem, que conta com uma orientação científica devidamente detalhada e compila a informação essencial de mais de 150 fármacos administrados por via parentérica (os mais comuns na terapêutica medicamentosa). Os conteúdos incluem a apresentação do fármaco, a sua preparação e administração, as reações adversas e interações medicamentosas, os cuidados específicos de enfermagem, entre outros e faz também uma reflexão sistemática e criteriosa a respeito de algumas complexidades que envolvem a administração da terapêutica.