Volumes I e II

Editora Lidel apresenta Raciocínio Clínico em Psiquiatria

A editora LIDEL apresenta os livros “Raciocínio Clínico em Psiquiatria”, volume I – Principais Entidades Psiquiátricas e Volume II - Entidades Neuropsiquiátricas e Relacionadas, elaborado por um conjunto de 55 profissionais de saúde e com a coordenação de Diana Pereira, médica psiquiatra e de Joana Pereira, médica interna de formação específica em psiquiatria no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

O raciocínio clínico é um processo importante no desempenho da atividade médica em qualquer especialidade, uma vez que permite o diagnóstico correto do paciente, bem como a possibilidade de delinear a estratégia mais adequada para tratar o problema clínico encontrado. Estas obras abordam, de acordo com os sistemas de classificação mais atuais (CID-11), as principais perturbações psiquiátricas e neuropsiquiátricas, recorrendo a uma abordagem teórica, concisa e sistematizada, complementada com uma componente prática baseada em casos clínicos, para ajudar os médicos e futuros profissionais da área a exercerem esta função corretamente.

O volume I, sobre as principais perturbações psiquiátricas, e o volume II, sobre as entidades neuropsiquiátricas e relacionadas, explicam ao leitor as bases do raciocínio e da decisão clínica, dano ênfase à entrevista psiquiátrica e ao exame do estado mental. As obras incluem diversos casos clínicos que complementam as matérias, demonstrando o percurso a desenvolver perante uma hipótese de diagnóstico. O tratamento farmacológico, estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos são também objeto de capítulo próprio.

 Estas obras, com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e de Saúde Mental (SPPSM), destinam-se aos médicos de Medicina Geral e Familiar e de outras especialidades que pretendam aprofundar o conhecimento na área da Psiquiatria, a internos de Psiquiatria e a outros profissionais de saúde que procurem ferramentas que lhes permitam sistematizar e organizar o raciocínio clínico necessário na abordagem do doente com patologia psiquiátrica.

“No futuro, este manual servirá de modelo para outros manuais, com informação à mão e bem arrumada e condensada, para fundamentar raciocínios e decisões clínicas; e num futuro próximo como aplicação informática”, escreve Rui Durval, Coordenador do Hospital de Dia Eduardo Luís Cortesão; Diretor do Internato Medico e Diretor da Revista de Psiquiatria no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

 

 

Fonte: 
Taylor365
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
LIDEL