Recomendações

Edema macular: APDP contribui para a elaboração de manual de recomendações clínicas

A Federação Internacional da Diabetes (IDF) lançou um manual recomendações da sobre edema macular, para apoiar os profissionais de saúde que estão na linha da frente da saúde ocular na diabetes. A IDF liderou uma equipa de especialistas no desenvolvimento das Recomendações para a Prática Clínica na Gestão do Edema Macular Diabético, cujo objetivo é facilitar o trabalho de médicos de clínica geral, médicos hospitalares e outros profissionais que trabalham no tratamento de doenças oculares relacionadas ao diabetes.

As recomendações clínicas surgiram de um processo colaborativo, que contou com a participação de Luís Gardete Correia, presidente da Fundação Ernesto Roma e médico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), e de  Marco Medeiros, oftalmologista da APDP, baseado em evidências que refletem os últimos avanços na gestão do edema macular diabético.

A retinopatia diabética, complicação da diabetes que afeta cerca de uma em cada três pessoas com diabetes, é a principal causa de perda de visão e cegueira em pessoas com idades entre os 20 e os 65 anos. O edema macular diabético é uma complicação potencial da retinopatia diabética, mais propenso em pessoas com diabetes. Atualmente, o edema macular diabético afeta mais de 21 milhões de pessoas com diabetes.

“Muitos profissionais de saúde referem a necessidade de treino adicional no diagnóstico, tratamento e encaminhamento de doenças oculares relacionadas com a pessoa com diabetes. Devido à sua ameaça à visão, os sinais clínicos do EMD justificam o encaminhamento imediato a um oftalmologista e este manual poderá constituir um importante contributo para auxiliar os profissionais no seu dia-a-dia.” refere Luís Gardete Correia.

O manual recomendações da IDF subdivide-se em informação sobre as doenças, fatores de risco, rastreio, tratamento e gestão sistémica edema macular diabético, dedicando ainda um capítulo à educação terapêutica e comunicação com o doente.

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock