“É urgente que sejam dados meios às ULS para contratar recursos humanos”
O alerta do Bastonário surge depois de reuniões, terça e quarta-feira, com os coordenadores dos serviços de Psicologia das ULS do Norte e Sul do país. “Em vários pontos do país foram relatadas impossibilidades na contratação de psicólogos e de outros profissionais que as ULS necessitam com urgência. Há enormes carências”.
Francisco Miranda Rodrigues explica ainda que “estava previsto que, num curto espaço de tempo, fossem contratados mais de 100 psicólogos”. Para tal, recorda, “é necessário que sejam dadas condições às ULS para que possam contratar”. “Sem um quadro de referência aprovado a Direção Executiva do SNS não pode avançar com o trabalho em curso, pois continua sem autonomia necessária”, acrescentou.
“Era muito bom que, depois do trabalho feito durante o último ano de remoção de burocracias que impediam contratações céleres e que não valorizavam os actos do ponto de vista de financiamento do sistema para os contratarem, não se atrase a contratação de psicólogos para o Serviço Nacional de Saúde e, mais especificamente, para os Centros de Saúde”.
Está já agendada para Maio uma outra reunião com os coordenadores das ULS do Centro do país.